Especialistas do Brasil e do exterior debatem temas de contrato de seguro – OAB

A OAB Nacional recebeu, nesta terça-feira (3), o evento “Contrato de Seguro: Temas Atuais”, organizado pela Comissão Especial de Infraestrutura, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) e a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). O seminário contou com a presença de especialistas, professores universitários do Brasil e do exterior e advogados militantes na área. Os debates envolveram a importância dos seguros para um bom desenvolvimento econômico do país e o crescimento de investimentos na área de infraestrutura.

Um dos coordenadores do evento e presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, Ernesto Tzirulnik, afirmou que o seminário mostrou a relevância do tema para o bem-estar das pessoas e das empresas. “Contrato de seguro é da mais alta relevância para o exercício das atividades cotidianas e para as obrigações empresariais. As companhias necessitam desses contratos para garantir as suas operações e os novos investimentos. O conhecimento mais preciso dos institutos jurídicos securitários ajuda a sociedade a se defender de eventuais situações de abuso”, pontuou.

Foram realizados quatro painéis durante o evento. O primeiro foi sobre o projeto de lei de contrato de seguro brasileiro (PLC 29/2017) e contou com a apresentação do professor doutor da Faculdade de Direito da USP, Alessandro Octaviani, e os comentários do mestre em regulação pela London School of Economics and Political Science, Vitor Boaventura.

No segundo painel foram debatidos temas sobre a cobertura de custos de defesa e a imputação de dolo no seguro de responsabilidade civil dos administradores e conselheiros de sociedades. A palestra foi realizada pela professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Margarida Lima Rego, com comentários do doutor em Direito pela PUC-SP, Gustavo de Medeiros.

O terceiro painel tratou da prescrição das pretensões indenizatórias do segurado contra a seguradora e o ressegurador com apresentação da professora da Faculdade de Direito da USP, Judtith Martins-Costa, com comentários do doutor em Direito pela USP, Paulo Luiz T. Piza.

Por fim, foram apresentados temas referentes às declarações na formação e na execução do contrato de seguro e a conduta de agravamento de risco com a participação da professora de Faculdade de Direito de Coimbra, Maria Inês de Oliveira Martins, e comentários do membro do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, Raphael Miranda.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57801/especialistas-do-brasil-e-do-exterior-debatem-temas-de-contrato-de-seguro.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …