Líderes avaliam que privatização do BB não passa no Congresso – Congresso em Foco

A intenção do governo federal de privatizar o Banco do Brasil provocou reações contrárias de líderes na Câmara dos Deputados e no Senado, que não acreditam que a matéria vai ser pautada.

O Congresso em Foco ouviu o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), o líder do PSD na Câmara, André de Paula (PE), e o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força (SP).

O jornal O Globo publicou nesta terça-feira (3) que o ministro da Economia, Paulo Guedes, pretende enviar um projeto de privatização do Banco do Brasil no próximo ano ao Congresso Nacional.

Frente Parlamentar dos Bancos Públicos reage

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, deputado José Carlos (PT-MA), pediu que antes de ser enviado um projeto ao Congresso, o tema seja discutido por plebiscito.

“Terá, como consequência imediata, o encarecimento dos alimentos e da moradia. O BB é o principal responsável pelos créditos concedidos no âmbito do PRONAF e agricultura familiar, que por sua vez, é a responsável por 70% dos alimentos consumidos por toda a população brasileira”, disse.

O petista defendeu ser contra a privatização de todos os bancos públicos, mas afirmou que o caso do Banco do Brasil é mais sensível que o restante:

“Os parlamentares do Congresso Nacional têm a responsabilidade de se contrapor às propostas de privatização dos bancos públicos de modo geral, e do Banco do Brasil em particular, por conta dos impactos que essas privatizações terão junto às classes mais pobres da população brasileira, que são as classes beneficiadas com os juros mais baixos fornecidos por esses bancos na aquisição de moradia e no fomento à agricultura, por exemplo”.

> Privatização da Eletrobras opõe Maia e Alcolumbre e enfrenta resistência no Congresso

Continuar lendo em Congresso em Foco.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Licenciamento ambiental será votado em fevereiro, diz Rodrigo Maia – Congresso em Foco

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em Plenário, durante a votação do marco …