OAB está entre as instituições com maiores índices de confiança da sociedade – OAB

A OAB é a instituição melhor avaliada entre empresas e organizações, com um índice de 66% de confiança da sociedade. A informação faz parte do Estudo da Imagem do Judiciário Brasileiro, lançado nesta segunda-feira, pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), no Rio de Janeiro.

Entre a instituições pesquisadas juntamente com a Ordem, o índice de confiança alcançado pelas empresas privadas foi de 56%, pelos movimentos sociais 49%, sindicatos 35% e partidos políticos 14%. 

“Vejo esse índice como um grande reconhecimento da sociedade sobre o papel da advocacia. É também uma grande responsabilidade para a Ordem, que não pode se afastar dos seus princípios e deve seguir firme no papel de defesa dos direitos do cidadão, da Constituição e da democracia”, avalia Felipe Santa Cruz, presidente da OAB.

O estudo aponta que, entre os poderes da República, o Judiciário tem o maior índice de confiança da população, com 52%, à frente do Poder Executivo, que pontua 34%, e do Legislativo, com 19%. Para a sociedade o Judiciário é o que cumpre melhor o seu papel entre os três poderes, com índice de 33%. 

A pesquisa foi encomendada pela AMB e realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no período de agosto de 2018 a outubro de 2019. O estudo ouviu mais de 2,5 mil pessoas, entre advogados, defensores públicos e cidadãos. A coordenação da pesquisa ficou a cargo do ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça, com subcoordenação da presidente da AMB, Renata Gil.

Com informações da AMB

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57800/oab-esta-entre-as-instituicoes-com-maiores-indices-de-confianca-da-sociedade.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB aprova emissão de carteira no sistema Braille para profissionais com deficiência visual – OAB

A diretoria do Conselho Federal aprovou, na manhã desta quarta-feira (11), que as carteiras da …