Chico Rodrigues propõe criação de campo de refugiados para venezuelanos — Senado Notícias

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) reclamou, nesta quarta-feira (4), em Plenário, da demora e da falta de sincronia das ações governamentais para resolver a crise que atinge Roraima em decorrência da migração de venezuelanos que fogem do país vizinho. Para o senador, o comitê criado buscou uma solução equivocada, ao acolher os venezuelanos em 14 abrigos, que de acordo com ele conseguem atender apenas 20% das pessoas. Ele defendeu a criação de um campo de refugiados.

— O único país do mundo onde os refugiados são abrigados em abrigos urbanos é o Brasil, no estado de Roraima. No mundo inteiro, são criados o quê? Campos de refugiados — afirmou. 

Chico Rodrigues lembrou que hoje vivem em Roraima 50 mil venezuelanos, tendo já passado pelo estado mais de 400 mil. E o governo estadual não consegue oferecer a esse contingente de imigrantes os serviços básicos essenciais, como alimentação, saúde, educação e segurança.

— E pior é que, segundo os relatos da ONU do mês de outubro, no próximo ano poderão entrar no estado mais 100 mil venezuelanos, porque, quanto mais se agrava a crise com o presidente Maduro, lá na Venezuela, mais eles, obviamente, tangidos pela fome, pela doença, saem. (…) No nosso caso, mais de 400 mil que por ali passaram, 50 mil morando e mais 100 mil para entrar — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/04/chico-rodrigues-propoe-criacao-de-campo-de-refugiados-para-venezuelanos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

senadores comentam liberação de cultos religiosos — Senado Notícias

O senador Humberto Costa (PT-PE) classifica de equivocado o decreto do presidente da República, Jair …