OAB reforça posição contrária à prisão após segunda instância em audiência no Senado – OAB

O secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, participou nesta quarta-feira (4) da audiência pública que debateu o Projeto de Lei 166/2018, que autoriza a prisão após condenação judicial em segunda instância. A sessão aconteceu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.  

Raghiant reforçou o posicionamento da Ordem de contrariedade à prisão antes que se esgotem todas as possibilidades de defesa, conforme preconiza a Constituição Federal. “A OAB é a favor do fim da impunidade e do combate à corrupção. Só que a OAB não tem partido político e não é de esquerda, nem de direita e nem do centro. O partido da OAB é a Constituição. Logo, se a Constituição foi alterada legitimamente, por este parlamento, a Ordem defenderá o texto que está em vigor. É preciso que isso fique claro para não ouvirmos que a OAB defende a impunidade”, apontou.

Para ele, atribuir aos bons advogados a culpa pela demora nos processos judiciais no Brasil é falso. “Do mesmo modo que é uma falácia a ideia de que a antecipação da pena será benéfica à segurança pública. A OAB não concorda com isso e se apoia nos códigos estabelecidos e na legislação feita pelo parlamento”, disse. 

Raghiant também analisou as ponderações apresentadas na audiência pelos que são a favor da prisão após segunda instância. “As alternativas trazidas ensejam a alteração do sistema de justiça. Então, resta claro que não é antecipando o cumprimento da pena que nós vamos resolver essa questão”, completou o secretário. 

No Senado, está prevista a entrada em pauta dessa matéria na próxima sessão plenária, marcada para terça-feira (10). Na esfera do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) já firmou o entendimento, por 6 votos a 5, de que são inconstitucionais as prisões após condenação de réus em segunda instância, antes do trânsito em julgado das sentenças. 

Além do representante da OAB, compuseram a mesa da audiência a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que preside a CCJ; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; o defensor público geral do Rio de Janeiro, Rodrigo Baptista Pacheco; e o desembargador Vladimir Passos de Freitas.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57807/oab-reforca-posicao-contraria-a-prisao-apos-segunda-instancia-em-audiencia-no-senado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Presidente do IAB rechaça discurso de ódio e antissemitismo no Pleno da OAB – OAB

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sidney Limeira Sanches, defendeu, nesta segunda-feira (25), …