Cejusc é inaugurado na Comarca de Aimorés – AASP

Comarca terá maior suporte para audiências conciliatórias

Foi instalado nesta quarta-feira (11/12), no Fórum Deputado Álvaro Sales, da Comarca de Aimorés, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Nele ocorrerão audiências conciliatórias para resolver os conflitos antes ou após a abertura de um processo.

A solenidade contou com a presença do juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras. Segundo o magistrado, o Cejusc busca implementar uma política de pacificação social, permitindo o diálogo entre os cidadãos.

O juiz que coordenará a unidade, Anderson Zanotelli, enumerou as vantagens do Cejusc no Poder Judiciário. “Diante do atual quadro, com grande ingresso de demandas, alto índice de congestionamento e elevada carga de trabalho, a conciliação é instrumento para minimizar alguns desses problemas. Ela tem a seu favor o fato de chamar o jurisdicionado à participação da distribuição de justiça, contribuindo para a democratização desse serviço.”

O Cejusc de Aimorés vai funcionar em sala própria e ambientada. Inicialmente, as audiências conciliatórias serão apenas para demandas que estão em trâmites judiciais, em que as partes e seus advogados serão devidamentes cientificados. Caso haja alguma possibilidade, poderão ser realizadas conciliações extrajudiciais.

As negociações entre as partes já ocorrem na Comarca de Aimorés, rotineiramente, em processos judiciais. Porém, com a instalação do Cejusc, haverá um aumento da capacidade de absorção das demandas de conciliação, especialmente em razão do aparato e do suporte que seguem a sua efetivação.

As próximas solenidades de instalação de Cejuscs ocorrerão no dia 16, em Monte Azul; no dia 17, em São Francisco e Mateus Leme; e no dia 18, em Arinos.

Serviço

Cejusc de Aimorés
Endereço: Av. Frei Orlando, 456, Centro

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Suspensão do atendimento ao público, dos atos e dos prazos processuais – TJES – AASP

Poder Judiciário do Estado do Espírito SantoTribunal de Justiça Comunicado Em decorrência das fortes chuvas …