Gurgacz pede aprovação da Lei Geral de Licenciamento Ambiental ainda neste ano — Senado Notícias

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu nesta sexta-feira (13), em Plenário, prioridade de votação ao projeto que cria a Lei Geral de Licenciamento Ambiental (PLS 168/2018) à presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS). Na visão do parlamentar, já foram realizadas audiências suficientes e o relatório pela aprovação já foi lido, faltando apenas ser julgado pela CCJ. Para ele, postergar a votação da matéria para fevereiro, conforme ficou agendado, é inviável.

O projeto, explicou Gurgacz, estabelece normas gerais para o licenciamento de atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação do meio ambiente. O texto também institui a avaliação ambiental estratégica. O principal objetivo, destacou o senador, é tornar o licenciamento ambiental menos demorado, burocrático e oneroso ao Estado, sem descuidar do meio ambiente.

 — A discussão e aprovação desse projeto é um dos temas mais importantes para o país neste momento, pois só assim vamos equacionar os problemas e as dificuldades que enfrentamos hoje no processo de licenciamento ambiental de obras e de qualquer atividade produtiva. A matéria traz regras claras para destravar o país da burocracia do licenciamento ambiental, sem deixar em nenhum momento de ter um cuidado forte com relação às questões ambientais — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/13/gurgacz-pede-aprovacao-da-lei-geral-de-licenciamento-ambiental-ainda-neste-ano.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …