Izalci Lucas lamenta resultados do Brasil no Pisa — Senado Notícias

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lamentou em Plenário, nesta sexta-feira (13), os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que mostram queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. Para Izalci, os números sobre o desempenho dos estudantes brasileiros estão muito abaixo do que necessita um país que deseja se desenvolver econômica e socialmente.

 — Não há na história nenhum país que tenha se desenvolvido sem ter colocado a educação como prioridade número um, especialmente com foco na educação pública de qualidade. Estão aí, como exemplo, os clássicos: o Japão e, mais contemporaneamente, a Coreia do Sul, países que são exemplos de organização e prosperidade. 

Na avaliação do senador, é preciso investir na escola pública de qualidade, já que a nota referente aos colégios particulares de elite do Brasil colocaria o país na quinta posição do ranking mundial de leitura do Pisa. Alertando para o fato de que o país está estagnado na área desde 2009, ele afirmou que é preciso superar problemas como a falta de preparo, a má remuneração e o absenteísmo dos professores no ensino público, além de investir na melhoria de gestão do setor e implantar um currículo básico padrão, moderno e único para todas as escolas.

O Pisa foi concebido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é aplicado em 70 países para permitir que cada nação possa avaliar os conhecimentos e as habilidade dos seus estudantes em comparação com os demais avaliados.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/13/izalci-lucas-lamenta-resultados-do-brasil-no-pisa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Isenção do IPVA para motos de até 150 cilindradas está na pauta da CAE — Senado Notícias

Tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) projeto que reduz a zero a alíquota mínima …