Styvenson Valentim quer discussão aberta sobre modelo de candidatura avulsa — Senado Notícias

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) propôs nesta quinta-feira (12) que o Senado discuta abertamente o modelo de candidatura avulsa, para que os cidadãos possam entrar na vida pública sem a necessidade de pertencer a um partido político. Ele mencionou estudo recente segundo o qual quatro em cada dez nações permitem que pessoas sem filiação partidária disputem, pelo menos, cadeiras legislativas em nível local, como Alemanha, Japão, Itália e Reino Unido. 

Styvenson criticou a proliferação de partidos políticos no país, lembrando que hoje há 76 processos de agremiações esperando sua formalização junto ao Tribunal Superior Eleitoral. Ele também se referiu à liberação pelo TSE da coleta de assinaturas eletrônicas para a criação de partidos. 

— Nós, todos os brasileiros, todos os cidadãos, temos que ficar atentos às possibilidades de fraude, já que fraudavam assinaturas físicas, conforme a Polícia Federal. Durante uma investigação aqui, em 2013, no Distrito Federal, já tinha sido comprovada a existência de assinaturas até de pessoas falecidas — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/styvenson-valentim-quer-discussao-aberta-sobre-modelo-de-candidatura-avulsa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Recursos de outorga devem ser aplicados no local da concessão, define projeto — Senado Notícias

A Comissão de Infraestrutura (CI) analisa um projeto de lei que estabelece que os recursos …