Vanderlan Cardoso comemora isenção de ICMS a templos e entidades beneficentes — Senado Notícias

O senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) comemorou nesta quinta-feira(12), em Plenário, a aprovação do projeto de lei complementar (PLP 55/2019) no último dia 26. O projeto mantém a isenção a templos e a entidades filantrópicas de impostos sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). O senador destacou os trabalhos sociais das instituições filantrópicas e falou da importância dos projetos sociais para a sociedade brasileira.

— São essas entidades e, principalmente beneficiadas com aprovação desse projeto, os templos também são. Recebem o incentivo porque, como todos sabem, eles são grandes realizadores de obras sociais em todo o Brasil. Então, quando os senhores e as senhoras votaram para aprovar o projeto de lei complementar 55, estavam na verdade votando para dar uma sobrevida a instituições como as Santas Casas de todo o Brasil, as Apaes, as associações dos deficientes físicos espalhadas por todo o Brasil, ao Hospital do Câncer — ressaltou.

Ele citou dados da Confederação das Santas Casas de Misericórdias, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), segundo os quais a maioria dos hospitais filantrópicos destina 75% do seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo dados da CMB, dos 2.172 hospitais filantrópicos, 1.704 são prestadores de serviços ao SUS.

A cada R$ 100,00 de isenções concedidas pelo poder público às santas casas, disse o senador, cerca de R$ 635,00 são devolvidos em forma de benefícios à população, representando a contrapartida de 6,35 vezes. Vanderlan observou ainda que nos Estados Unidos e em vários países da União Europeia há inúmeras isenções às instituições religiosas e a entidades filantrópicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/vanderlan-cardoso-comemora-isencao-de-icms-a-templos-e-entidades-beneficentes.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Projeto garante atendimento no SUS para diagnóstico precoce de doenças crônicas — Senado Notícias

O Sistema Único de Saúde (SUS) ofertará atendimento com o objetivo de diagnosticar precocemente, ainda …