CRE debate criação de Tribunal Latino-Americano contra o Crime Organizado — Senado Notícias

A Comissão de Relações Exteriores se reúne em audiência pública nesta quinta-feira (19), às 11h, para debater a proposta de criação de uma Corte Penal Latino-Americana e do Caribe Contra o Crime Organizado (Copla). Confirmaram a participação o deputado argentino Fernando Iglesias, o procurador da República André de Carvalho Ramos e o consultor do Senado Federal, Tarciso Dal Maso Jardim.

A iniciativa é do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que apresentou o requerimento da audiência e a indicação dos convidados. Segundo Tarcisio Dal Maso, o espaço de atuação seria o que envolve os crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas, tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro. Um exemplo de cooperação poderia ser o caso do combate ao tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro que existe envolvendo o Brasil e a Colômbia, explicou o consultor.

Um tribunal nesses moldes seria o primeiro a ser estabelecido mundialmente, já que o Tribunal Penal Internacional — do qual o Brasil faz parte desde 2002 — dedica-se aos crimes de guerra e contra a humanidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/16/cre-debate-criacao-de-tribunal-latino-americano-contra-o-crime-organizado.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Senado pode aprovar dispensa de pais do trabalho para acompanhar filho atleta em competições — Senado Notícias

Pais de atletas menores de 16 anos poderão ser dispensados do trabalho, sem prejuízo do …