Subcomissão da Usina de Belo Monte vota relatório parcial nesta terça — Senado Notícias

A subcomissão temporária para acompanhamento das obras da Usina de Belo Monte tem reunião nesta terça-feira (17), às 10h, para votar o relatório parcial do senador Lucas Barreto (PSD-AP). O grupo foi criado na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) para acompanhar a conclusão das obras e examinar as questões sociais, técnicas, econômicas e ambientais diretamente ligadas à construção da hidrelétrica.

Em seu relatório, Lucas Barreto recupera os debates da audiência pública promovida pela subcomissão sobre os condicionantes do licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e faz um panorama sobre a fiscalização feita por membros do colegiado nas obras no estado do Pará. Nessa visita, os representantes da subcomissão promoveram reunião técnica na qual foram tratadas questões acerca do reassentamento urbano e da população ribeirinha e a situação dos produtores rurais envolvidos no processo, informa o relator.

O relatório também detalha casos encaminhados à subcomissão de pessoas prejudicadas ao serem reassentadas por causa da construção da usina.

“Até o momento a subcomissão reuniu muitos subsídios e depoimentos acerca das questões relacionadas com as obras da Usina de Belo Monte. Esse material aponta a necessidade de aprofundamento dos estudos e oitivas para que se possa construir conclusões e recomendar encaminhamentos, o que será realizado no curso do ano de 2020. Ao final do período será apresentado um relatório final conclusivo acerca dessa realidade”, finaliza Lucas Barreto em seu relatório parcial.

O presidente da subcomissão de Belo Monte é o senador Zequinha Marinho (PSC-PA). A reunião será feita na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no anexo 2 do Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/16/subcomissao-da-usina-de-belo-monte-vota-relatorio-parcial-nesta-terca.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …