Alvaro Dias relata drama de criança brasileira retida na França — Senado Notícias

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) abordou nesta terça-feira (17), em Plenário, o drama vivido por uma família paranaense devido à retenção na França de uma menor, filha de mãe brasileira e pai francês. A criança tinha sido trazida ao Brasil pela mãe, vítima de violência doméstica. No entanto, em razão do Tratado de Haia, (convenção que visa simplificar o processo de autenticação de documentos a serem usados no exterior) do qual o Brasil é signatário, a menor teve que voltar à França, para ficar com o pai.

Posteriormente, houve decisões da Justiça brasileira, inclusive do Tribunal Regional da 4ª Região, em Porto Alegre, favoráveis à mãe e determinando que a menor regressasse ao Brasil. Porém, de acordo com carta do avô da criança, Ricardo Mac Donald, lida pelo senador, o governo brasileiro não tem dado apoio a essa família e a menina continua em solo francês. Segundo Alvaro Dias, o que provoca indignação é que esse impasse surgiu em razão de agressões à mãe brasileira na França.

— São anos de omissão do governo brasileiro, que se ausenta, que não defende a gente brasileira vítima de injustiça em outro país. Isso é que revolta, certamente não apenas o avô da criança, mas a família toda e todos nós, que não podemos admitir essa insensibilidade, essa displicência, esse descaso com um assunto desta natureza — criticou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/17/alvaro-dias-relata-drama-de-crianca-brasileira-retida-na-franca.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Recursos de outorga devem ser aplicados no local da concessão, define projeto — Senado Notícias

A Comissão de Infraestrutura (CI) analisa um projeto de lei que estabelece que os recursos …