Comissão aprova adequação de normas de defesa agropecuária à LAI — Senado Notícias

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) aprovou nesta terça-feira (17) um projeto de lei com objetivo de garantir mais transparência e publicidade às normas sobre defesa agropecuária. O texto promove a adequação dos atos normativos sobre defesa agropecuária à Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527, de 2011). O PL 2.993/2019 já pode seguir para a Câmara dos Deputados, a menos que haja requerimento assinado por pelo menos nove senadores para levá-lo ao Plenário.

O projeto é do senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Pela proposta, o poder público fica obrigado a ampliar a publicidade sobre portarias, tratados, convenções, protocolos e julgamentos administrativos que tratem do tema. O acesso do público a esses documentos deverá ser disponibilizado na internet, sem necessidade de identificação pessoal do cidadão que os consultar e sem a necessidade de solicitação.

Os atos normativos do setor devem ser apresentados virtualmente, de modo que seja possível executar buscas por conteúdo, espécie, data, número e autoridade emissora. Eles devem trazer informações quanto à vigência e às alterações promovidas sobre eles. O sistema que contiver esses atos deverá permitir a exportação dos dados e a geração de relatórios, e deverá também disponibilizar o conjunto de metadados relevante para cada norma.

No caso das decisões resultantes de julgamentos administrativos, poderão ser omitidos os dados pessoais das pessoas envolvidas.

O senador Márcio Bittar (MDB-AC) foi o relator do texto na CTFC, depois de já ter cumprido a mesma função na Comissão de Agricultura (CRA). Ele ofereceu parecer favorável sem alterações, mencionando que a transparência é um dos princípios da administração pública e destacando que outro desses princípios, a eficiência, depende de “uma gestão da informação moderna e acessível.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/17/comissao-aprova-adequacao-de-normas-de-defesa-agropecuaria-a-lai.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Recursos de outorga devem ser aplicados no local da concessão, define projeto — Senado Notícias

A Comissão de Infraestrutura (CI) analisa um projeto de lei que estabelece que os recursos …