Confira a pauta de julgamento da sessão extraordinária desta quarta-feira (18) — Tribunal Superior Eleitoral

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve analisar nesta quarta-feira (18), em sessão extraordinária, a partir das 19h, quatro instruções que disciplinarão as Eleições Municipais de 2020. Estão na pauta de julgamento da sessão administrativa as propostas de resoluções que tratam dos seguintes temas: Atos Gerais do Processo Eleitoral; Representações, Reclamações e Direito de Resposta; Registro de Candidatura; e Propaganda Eleitoral. O relator das instruções é o ministro Luís Roberto Barroso.

Da pauta da sessão jurisdicional consta um recurso movido pelo prefeito municipal de Pirapozinho (SP) eleito em 2016, Orlando Padovan, por seu vice, Antônio Carlos Colnago, e pelos vereadores Claudecir Marrafon e Cícero Alves Maia. Os políticos tentam reverter o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que cassou seus diplomas e declarou a inelegibilidade dos quatro por oito anos, em razão da prática de abuso do poder econômico. Segundo os autos, durante a campanha eleitoral de 2016, o grupo promoveu a distribuição de camisetas vermelhas juntamente com cédulas de dinheiro, pagou as contas de água e luz dos eleitores, comprou medicamentos em troca de votos e promoveu um evento com distribuição de bebidas à população. O relator do caso é o ministro Sérgio Banhos.

Posse

Antes da sessão de julgamento, o jurista Carlos Horbach tomará posse como ministro substituto do TSE para cumprir seu segundo biênio no cargo. A nomeação de Horbach foi publicada na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial da União.

Ao vivo

A sessão de julgamento pode ser assistida, ao vivo, a partir das 19h, pelo canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão extraordinária de julgamento desta quarta-feira (18). A pauta está sujeita a alterações.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

RG/LC, DM 

Processos relacionados: Inst 060074473 (PJe), Inst 060074558 (PJe), Inst 060074813 (PJe), Inst 060075165 (PJe), Respe 62624

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2019/Dezembro/confira-a-pauta-de-julgamento-da-sessao-extraordinaria-desta-quarta-feira-18.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …