Presidente do STJ suspende liminar que reintegrou mais de 500 servidores em Ipu (CE) – STJ

​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, suspendeu liminar que determinou a reintegração de mais de 500 servidores no município de Ipu (CE), até o trânsito em julgado da ação popular que discute as nomeações.

O município requereu ao STJ a suspensão dos efeitos de acórdão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) que, ao apreciar recursos de apelação em uma ação popular, reconheceu a legalidade do edital de convocação de concurso público e determinou, mediante tutela de urgência, a reintegração de mais de 500 servidores, bem como o pagamento de vencimentos e vantagens não recebidos durante o período em que vigeu a decisão liminar de primeiro grau que os afastara.

Segundo informações do processo, a ação popular foi ajuizada para anular ato administrativo da gestão anterior que convocou, em 2012, mais de 500 candidatos aprovados em concurso público, sob o fundamento de que as nomeações teriam ferido a legalidade, a moralidade administrativa e o patrimônio púbico, pois não observaram o limite de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), bem como teriam ocorrido ao final do mandato do então prefeito.

O juiz deferiu liminar para suspender as nomeações, mas uma desembargadora do TJCE concedeu tutela recursal para reintegrar os nomeados em caráter provisório. Em seguida, o juízo da comarca de Ipu julgou parcialmente improcedente a ação popular e determinou a reintegração dos servidores municipais aos cargos públicos. O município então requereu ao presidente do TJCE a suspensão da tutela antecipada garantida na sentença, o que foi deferido.

No entanto, ao julgar a apelação de servidores, o TJCE confirmou a sentença e, de ofício, conferiu tutela de urgência para determinar a imediata reintegração de todos os servidores afastados, com fixação de multa em caso de descumprimento.

Lesão à economia públi​​ca

Ao STJ, o município alegou que o cumprimento da decisão representa um incremento de mais de R$ 747 mil em sua folha de pagamento mensal, o que ultrapassaria o limite de gastos com pessoal permitido pela LRF, além de importar em sacrifício financeiro capaz de prejudicar a prestação de serviços à população.

O presidente do STJ explicou que cabe suspensão de liminar e antecipação de tutela em ações movidas contra o poder público se houver manifesto interesse público ou flagrante ilegalidade e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas.

João Otávio de Noronha lembrou que, no pedido suspensivo, não é possível analisar o mérito, ou seja, a legalidade do ato convocatório dos servidores, mas apenas verificar se há grave lesão à economia pública, orçamentária e administrativa do município de Ipu – o qual, sem o esgotamento da via judicial, poderá ser compelido a ver acrescentadas à sua folha salarial mais de 500 pessoas.

Ao deferir o pedido de suspensão da liminar até o trânsito em julgado da ação popular, o ministro observou que o impacto de cerca de R$ 750 mil por mês no orçamento do município, "notoriamente carente", pode ser presumido, "especialmente porque a tutela de urgência em favor dos réus cria despesa proporcionalmente expressiva e inesperada".

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/kiY9JaXZYzU/Presidente-do-STJ-suspende-liminar-que-reintegrou-mais-de-500-servidores-em-Ipu–CE-.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …