Ministro Edson Fachin acompanha eleições parlamentares extraordinárias do Peru neste sábado (26) — Tribunal Superior Eleitoral

Neste sábado (26), o Peru realizará eleições parlamentares extraordinárias. O ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi designado pela presidente da Corte, ministra Rosa Weber, para acompanhar o pleito como observador internacional.

O convite para que um membro do TSE compusesse a delegação de observadores partiu do Jurado Nacional de Elecciones, órgão eleitoral da República do Peru, por meio de um ofício encaminhado à Corte brasileira em outubro do ano passado.

O ministro Edson Fachin destaca a importância de representar o TSE nas eleições peruanas. Segundo ele, a presença da Corte como observadora em processos eleitorais de outros países é relevante por diversos aspectos.

“De um lado, por realçar as eleições periódicas como elemento nuclear da democracia; de outro, por intercambiar experiências e procedimentos visando ao aprimoramento de mecanismos técnicos ao dispor da Justiça Eleitoral e da própria cidadania. Além disso, reforça a necessidade de respeito integral ao Estado de Direito democrático e ao direito fundamental de eleger os representantes do povo”, explica o ministro.

RC/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Janeiro/ministro-edson-fachin-acompanha-eleicoes-parlamentares-extraordinarias-do-peru-neste-sabado-26.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE mantém registro de candidatura de prefeito de Iacanga (SP) — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na sessão desta quinta-feira (24), Ismael Edson Boiani no …