Kátia Abreu destaca programa que realiza cirurgias de catarata em TO — Senado Notícias

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) comemorou nesta terça-feira (4), em Plenário, o sucesso do programa Tocantins—Catarata Zero. O projeto, segundo a  parlamentar, só se concretizou graças aos recursos de emendas de sua autoria e do senador Irajá (PSD-TO).  

De acordo com a senadora, o programa é piloto e deveria ser copiado por outros estados e neles implantados. Disse que a iniciativa atenderá principalmente a população menos favorecida, que não dispõe de plano de saúde e, portanto, não teria condições de pagar pelo tratamento, que chega a custar, em média R$ 15 mil em clinicas particulares, e que o cidadão que procura atendimento na rede pública poderá esperar até um ano.

— Eu coloquei R$ 6 milhões das minhas emendas. Então, isso dá 6 mil cirurgias, 6 mil olhos. O meu programa é zerar a catarata no Tocantins com aqueles que não podem pagar, que chegam a 90%. Agora, eu já vou colocar o programa de novo em minhas emendas individuais e de bancada. Eu e o senador Irajá colocamos tudo na saúde para a atenção especializada e a atenção básica —  ressaltou.

O Programa Tocantins—Catarata Zero é idealizado por Kátia Abreu e custeia exames e procedimentos cirúrgicos para pessoas com a lesão ocular, contemplando os 139 municípios do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/04/katia-abreu-comemora-programa-que-realiza-cirurgias-de-catarata-em-to.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …