Para Paim, Brasil passa por um processo de ‘uberização’ — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta terça-feira (4) em Plenário que o país passa por um processo de “uberização”, com o desaparecimento dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Analisando o que ocorreu no ano de 2019, o parlamentar lembrou da reforma da Previdência, da chamada Medida Provisória da Liberdade Econômica (MP 881/2019) e da criação da Carteira de Trabalho Verde Amarela, entre outras mudanças na legislação. E ressaltou que “essa agenda do Executivo e do Legislativo é totalmente distante dos anseios e das necessidades daqueles que mais precisam”.

Paim destacou que durante a Conferência Internacional do Trabalho, pela primeira vez na história, o Brasil foi incluído na lista dos dez piores países do mundo para os trabalhadores. Também citou relatório do Banco Mundial, que aponta o nosso país como o de maior grau de concentração de renda do mundo. Denunciou, ainda, que a situação pode piorar ainda mais com a reforma administrativa que está para chegar ao Congresso.

— Acaba com a estabilidade. Avisam que vai haver redução dos salários dos servidores. Sabe-se que há uma nova reforma trabalhista também sendo engendrada nos palácios, uma nova reforma trabalhista — alertou.

O senador gaúcho mostrou-se preocupado com a reforma tributária e pôs em dúvida que ela seja solidária, justa e progressiva. Para ele, o correto seria aumentar a tributação da renda e do patrimônio, pois, na sua opinião, a situação atual só favorece as classes mais abastadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/04/para-paim-brasil-passa-por-um-processo-de-2018uberizacao2019.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Projeto triplica vagas do Programa Jovem Senador e inclui diversidade na seleção — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto de resolução que aumenta de 27 para …