Santa Cruz anuncia que será instituída na OAB a coordenação Brasil-China – OAB

O presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, recebeu uma comitiva de lideranças atuantes na relação entre Brasil e China. No encontro, que ocorreu na tarde desta terça-feira (4), Santa Cruz manifestou solidariedade à população do país asiático, que enfrenta uma das maiores crises de saúde de sua história com a proliferação do coronavírus. Ele anunciou que será criada na OAB a Coordenação Nacional das Relações Brasil-China.

“Externamos total solidariedade da Ordem e da advocacia brasileira ao povo chinês diante do episódio do coronavírus. A China, além de ser a melhor parceira comercial do Brasil, é também local de um povo muito trabalhador, que busca o constante desenvolvimento. Nos colocamos à disposição para auxílios e esclarecimentos”, disse Santa Cruz.

Ele informou que a coordenação buscará reforçar ações de combate ao coronavírus e atuará para convergir apoio no combate às fake news que permeiam o tema. Algumas instituições já têm iniciativas semelhantes, como o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), que mantém o Observatório do Coronavírus. A coordenação também servirá para aperfeiçoar a cooperação entre os dois países e promover mais segurança jurídica nas relações bilaterais.

O deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES), presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio Exterior e Investimento, liderou a comitiva na visita à OAB. “O Brasil tem uma forte vocação exportadora e dialoga com o mundo todo, em diversas ações comerciais. Junto com a Ordem, faremos em um primeiro momento um acompanhamento de solidariedade ao povo chinês, para adiante criarmos um ambiente de segurança, através da coordenação, para contribuir à volta da paz sanitária”, apontou o parlamentar.

Além de Santa Cruz e Melo, também participaram da reunião o secretário jurídico e de Desenvolvimento Estratégico da Frente Parlamentar Brasil-China e representante institucional do Ibrachina, Sóstenes Marchezine; o secretário-geral da Frente Parlamentar Brasil-China e presidente do Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo (CICESP), comendador Regino Barros; e o assessor especial do Congresso Nacional, Deyvid Pereira da Silva.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/57899/santa-cruz-anuncia-que-sera-instituida-na-oab-a-coordenacao-brasil-china.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

OAB reúne presidentes para ato em defesa da democracia – OAB

A OAB Nacional reunirá, no dia 5 de julho, o presidente Felipe Santa Cruz com …