Corregedoria Nacional de Justiça abre inspeção no TRF 1ª Região – AASP

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça Humberto Martins abriu, na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, os trabalhos de inspeção no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais.

Na a cerimônia de abertura, ao lado do presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, e do vice-presidente do Tribunal, desembargador federal Kassio Marques, o ministro falou sobre a importância da inspeção para os órgãos de Justiça, ressaltando que o intuito não é somente detectar os problemas existentes, mas também identificar boas práticas e pontos positivos que possam ser exemplo para outras instituições.

Humberto Martins destacou que o objetivo da Corregedoria durante os trabalhos é obter informações de primeiro e segundo graus a fim de dialogar e traçar caminhos para o aprimoramento da prestação de serviços aos cidadãos. “Muitas vezes os números não representam a verdadeira alma de um tribunal. A gente só a conhece conversando e dialogando”, declarou o ministro do STJ.

Na ocasião, o corregedor apresentou a equipe de inspeção, que será coordenada por ele e composta pelo desembargador Ricardo Oliveira Paes Barreto, do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE); pela juíza federal Kelly Cristina Oliveira Costa, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2); e pelos juízes de Direito Daniel Carnio Costa e Luiz Augusto Barrichello Neto, ambos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

O presidente do TRF 1ª Região ressaltou que entre os ramos da Justiça brasileira a Justiça Federal é a mais fiscalizada e cobrada, descrevendo o fato como um motivo de estímulo; afinal “quanto maior a cobrança, maior deve ser o esforço para a melhoria dos nossos trabalhos”, afirmou o magistrado.

“Sabemos que temos dificuldades e falhas, mas temos, principalmente, o compromisso de doar o nosso melhor, nos esforçando e nos empenhando para que as boas práticas superem sempre as imperfeições e as dificuldades. É com esse espírito de melhoria e com muita humildade que recebemos o corregedor e sua equipe”, declarou o desembargador federal Carlos Moreira Alves, colocando o Tribunal à disposição para o que for necessário à inspeção.

A solenidade ocorreu no Plenário do TRF1 e contou com a presença, além do presidente e do vice-presidente do Tribunal, dos desembargadores federais I’talo Mendes, Daniel Paes Ribeiro, Francisco de Assis Betti, Mônica Sifuentes, Néviton Guedes, Jamil de Jesus Oliveira, Hilton Queiroz, Ângela Catão e Hercules Fajoses.

Os trabalhos inspecionais vão até o dia 7 de fevereiro, conforme previsto na Portaria 2, de 15 de janeiro de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Tribunal é o terceiro Regional Federal a receber a equipe da Corregedoria Nacional. Em 2019, os TRFs da 4ª e da 5ª Região passaram por inspeção e, de acordo com o ministro Humberto Martins, os da 2ª e 3ª Regiões serão inspecionados até o fim de sua gestão, em agosto de 2020.

 

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Fonte: TRF-1ª

Fonte Oficial: AASP.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal. ­ Em comemoração ao …