TSE participa do primeiro TechCamp Brasil de Combate à Desinformação — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral é um dos órgãos participantes do primeiro TechCamp Brasil de Combate à Desinformação do Brasil, promovido pelo Instituto Palavra Aberta e pela Embaixada dos Estados Unidos, nestes dias 7 e 8 de fevereiro, em São Paulo. O Instituto Palavra Aberta é parceiro do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, lançado em agosto de 2019 pela Presidência da Corte Eleitoral.

O evento reunirá 48 participantes, que juntos buscarão respostas de impacto social para a disseminação de informações falsas, com a orientação de especialistas do Brasil, Estados Unidos e Argentina. Os conhecimentos adquiridos nos respectivos trabalhos poderão ser aplicados posteriormente nos projetos dos participantes. Além disso, o evento será uma oportunidade para construir uma rede de especialistas capazes de disseminar os aprendizados inovadores do TechCamp no currículo escolar existente sobre o tema.

A assessora-chefe de Comunicação Social do TSE, Ana Cristina Rosa, que integra o grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação, representará o Tribunal no encontro. Ela explica que a Justiça Eleitoral vem trabalhando numa soma de esforços interdisciplinares para minimizar os impactos da desinformação no próximo pleito. “Nesse sentido, nossa participação tem a motivação de agregar novos conhecimentos e soluções para toda a Justiça Eleitoral, como, também, compartilhar boas práticas já adotadas por nós”, afirmou a jornalista.

Implementação

Após a conclusão do TechCamp Brasil de Combate à Desinformação, os grupos serão acompanhados por mentores que orientarão a criação das soluções discutidas durante o evento. Haverá ainda, entre os trabalhos preconcebidos, uma seleção das melhores propostas para o recebimento de uma bolsa para desenvolvimento e implementação do projeto, concedida pela Embaixada dos Estados Unidos.

O TechCamp é um programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que conecta especialistas em tecnologia do setor privado com jornalistas, educadores, representantes de ONGs e da sociedade civil para explorar soluções tecnológicas inovadoras para enfrentar problemas.

Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamentos e de opiniões. A partir de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, de imprensa e de informação como pilares fundamentais para uma sociedade forte e democrática.

Desde 2019, lidera o EducaMídia, programa de educação midiática dedicado a produzir conteúdos e formar professores no tema.

IC/JB, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Fevereiro/tse-participa-do-primeiro-techcamp-brasil-de-combate-a-desinformacao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Candidato deve respeitar limites de gastos na campanha eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

Todos os candidatos das Eleições Municipais de 2020 precisam respeitar os limites de gastos para …