Senado é iluminado na cor laranja para lembrar o Dia de Combate ao Câncer — Senado Notícias

A cúpula e o edifício principal do Senado serão iluminados, desta quarta-feira (5) até o dia 29 de fevereiro, com a cor laranja, em apoio ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. A iluminação especial foi solicitada pela Recomeçar — Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília.

A data, celebrada em 4 de fevereiro, foi instituída em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) — organização mundial não-governamental com sede na Suíça — para estimular pessoas e instituições a implantarem práticas fundamentais para o controle da doença, como adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Neste ano, o Dia Mundial do Câncer completa 20 anos. A campanha seguirá com o tema “I Am And I Will” (#IAmAndIWill/#EuSoueEuVou), proposto pela UICC, de 2019 a 2021.

Números

Pelo menos 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. Os números são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o órgão, a menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização sobre a doença e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de 6 milhões de mortes prematuras por ano. Os dados mostram ainda que 1,5 milhão de mortes anuais por câncer poderiam ser evitadas com medidas adequadas. Por isso, a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é reduzir em 25% os óbitos por doenças não transmissíveis até 2025. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/07/senado-e-iluminado-na-cor-laranja-para-lembrar-o-dia-de-combate-ao-cancer.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …