Corregedor nacional inicia inspeção de rotina no TJAC

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, abriu oficialmente, na manhã desta segunda-feira (10), os trabalhos de inspeção no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O evento foi realizado no Plenário do Tribunal. Martins destacou a importância do trabalho da justiça para o país e seus cidadãos. “Queremos uma magistratura rápida, ética, produtiva e respeitada. Sonhamos com um Judiciário acreditado, qualificado, respeitado, onde as pessoas sintam-se protegidas. Não precisamos importar juízes de outros países, mas, sim, ir aos Estados conhecer o trabalho de cada magistrado, que distribui justiça de acordo com cada necessidade. Magistratura forte é sinônimo de cidadania respeitada.”

O ministro explicou que a inspeção no Judiciário estadual é um procedimento de rotina, programada desde agosto de 2018. “Temos que ter organização e planejamento. A inspeção é um procedimento ordinário e de rotina, por meio do qual se busca coletar dados acerca do funcionamento dos tribunais, com vistas a melhorar a prestação dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário ao cidadão.”

O corregedor nacional ressaltou também o papel do magistrado. Segundo ele, é preciso que os juízes amem a magistratura para que eles possam praticar diariamente as qualidades do bom juiz: a humildade, a prudência e a sabedoria. “Em todos os atos de suas vidas, os magistrados devem exercitar essas qualidades para que possam ser reconhecidos pela população como modelos de retidão e justiça. Afinal, a força da magistratura está na autoridade moral de suas decisões.”

Controle

O presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma, deu as boas-vindas ao corregedor nacional de Justiça e afirmou que a visita da Corregedoria do CNJ traduz o desejo de um efetivo controle da atuação administrativo-financeira do Judiciário, objetivando, sobremaneira, possibilitar o aprimoramento da prestação jurisdicional, de forma célere e eficiente. “Entende essa Corte de Justiça, tal qual o CNJ, a necessidade desse controle, que é realizado em relação as funções desenvolvidas pelos tribunais de justiça do país, firmado na convicção que esse procedimento é uma atividade de interesse da sociedade, com o fim principal de evitar violação às leis e a prática de atos de improbidade.”

Os trabalhos de inspeção no TJAC seguem até sexta-feira (14). Durante os cinco dias, a equipe da Corregedoria Nacional de Justiça irá visitar as unidades administrativas e serventias extrajudiciais. Durante o período, os prazos processuais e o expediente forense não serão suspensos.

Corregedoria Nacional de Justiça

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/corregedor-nacional-inicia-inspecao-de-rotina-no-tjac/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=corregedor-nacional-inicia-inspecao-de-rotina-no-tjac.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

De olho no futuro, Judiciário cria programas para jovens

Criar mecanismo e proporcionar condições para que adolescentes e jovens possam participar de programas de …