Confira a pauta de julgamento da sessão plenária desta terça-feira (11) — Tribunal Superior Eleitoral

Consta da pauta de julgamento da sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (11) um recurso apresentado por 18 candidatos ao cargo de vereador (titulares e suplentes) da cidade de Viadutos (RS) nas Eleições Municipais de 2016. Na origem, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), ao analisar Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) envolvendo supostas candidaturas femininas fictícias, indeferiu os registros de candidatura e cassou os mandatos conquistados pela coligação Unidos por Viadutos na eleição proporcional, declarando nulos todos os votos obtidos pela coalizão para a Câmara de Vereadores.

O Plenário do TSE também deve retomar a análise de um recurso movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a decisão do TRE gaúcho que julgou improcedente pedido de cassação dos diplomas de Cleiton Bonadiman e Marcelino Galvão Bueno Sobrinho, eleitos em 2016 para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Seberi (RS). De acordo com o MPE, o montante de R$ 55.644,91, depositado em espécie na conta de campanha dos então candidatos caracterizaria irregularidade e ilegalidade no recebimento de valores, conforme estabelecido pelo artigo 30-A da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). O julgamento do caso pelo Colegiado do TSE começou em 26 de fevereiro de 2019 e foi suspenso por um pedido de vista do ministro Og Fernandes.

Na sessão administrativa, os ministros devem analisar a proposta de criação da 428ª Zona Eleitoral (ZE) de São Paulo (SP), de Raposo Tavares, a partir do desmembramento da 374ª ZE, de Rio Pequeno. A Corte Regional paulista acolheu o pedido e remeteu os autos ao TSE para aprovação.

Ao vivo

A sessão de julgamento pode ser assistida, ao vivo, a partir das 19h, no canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta terça-feira (11). A pauta está sujeita a alterações.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

BA/LC, DM

Processos relacionados: REspe nº 49585, REspe nº 31048 e CZER nº 060226439 (PJe).

Leia mais

26.02.2019 – Pedido de vista interrompe julgamento de prefeito e vice-prefeito de Seberi (RS)

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Fevereiro/confira-a-pauta-de-julgamento-da-sessao-plenaria-desta-terca-feira-11.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …