Flávio Arns defende prioridade para a educação básica — Senado Notícias

O senador Flávio Arns (Rede-PR) defendeu nesta terça-feira (11) em Plenário a prioridade para a educação básica. Ele cobrou a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ao comentar a audiência pública com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Comissão de Educação (CE) pela manhã, Flávio Arns pediu mais investimentos na base da educação.

— O ministro falou do programa de alfabetização. Não precisa ter o programa separado. A alfabetização é Fundeb! O próprio ministro destacou a importância do ensino técnico. Nós queremos ensino técnico. As mães e os pais chegam para a gente e dizem: ‘Olha, o meu filho está terminando o ensino médio, mas precisa trabalhar’. Então, para isso, é o ensino técnico, com recursos, com bolsa-aprendizagem, com estágio. E isso é educação básica! — afirmou o senador.

O senador lembrou que a educação básica deve ser a prioridade, pois ela inclui tudo que vem antes do ensino superior. Flávio Arns lembrou que 10 milhões de adultos não são alfabetizados e 45 milhões não têm o ensino fundamental completo. Ele pediu mais recursos da União para o setor e insistiu na necessidade de melhor os critérios de distribuição, em favor dos municípios.

— Educação básica, para defender essa bandeira no Brasil inteiro, a gente tem que dizer que é a creche, é a pré-escola, é o ensino fundamental, é o ensino médio, é tudo aquilo que vem antes da faculdade ou da universidade; é o ensino técnico, é a educação de jovens e adultos, é a educação da pessoa com deficiência, indígena, quilombola; é bastante coisa. E precisamos defender isso, porque todos nós queremos que o prédio da escola seja o prédio mais bonito, mais aconchegante, mais acolhedor em cada comunidade onde está essa escola — sublinhou.

Arns lamentou a baixa qualidade dos prédios escolares, grande parte deles não tem água encanada, nem energia elétrica, quadra de esportes, biblioteca, sala adequada para professores ou pátio para as crianças e adolescentes fazerem as atividades.

— Nós queremos que o Brasil seja desenvolvido, próspero e isso acontece pela educação, com povo educado, com povo que foi para a escola, com povo que tem que ter mais alternativa, até para a própria pessoa ter um trabalho melhor, um salário melhor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/11/flavio-arns-defende-prioridade-para-a-educacao-basica-e-continuidade-do-fundeb.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

CPI das Fake News tem depoimentos na terça e na quarta — Senado Notícias

A CPI Mista das Fake News tem reunião na terça-feira (18), às 13h, para ouvir …