Prisco Bezerra anuncia projeto para premiar escola por desempenho no Ideb — Senado Notícias

O senador Prisco Bezerra (PDT-CE) disse, nesta quinta-feira (13), em Plenário, que apresentou um projeto de lei (PL 68/2020) com o objetivo de criar o Prêmio Nacional Escola Nota 10, levando-se em conta o desempenho das escolas públicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pela proposta, o prêmio será conferido às mil escolas públicas com melhor desempenho no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, e às mil escolas públicas com melhor desempenho no Ideb nos anos finais do ensino fundamental. As mil escolas públicas com pior desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental e as mil escolas públicas com pior desempenho nos anos finais do ensino fundamental também serão premiadas.

O senador disse que a proposta prevê uma parceria entre as escolas bem avaliadas e as que tiverem notas mais baixas, com o objetivo de melhorar a qualidade e o desempenho dos estudantes.

Ele acrescentou que essa ideia foi adotada no Ceará e apresentou bons resultados. Prisco Bezerra ainda citou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), como uma das medidas responsáveis por levar o estado da 16ª para a quinta posição no ranking do Ideb.

— Com três eixos fundamentais, a saber. O primeiro é garantir que as de sete anos adquirissem as competências de leitura e escrita esperadas para essa idade. O segundo é garantir que todos os estudantes alcançassem o quinto ano do ensino fundamental com domínios adequados de Português e Matemática. O terceiro é ampliar o acesso à educação infantil, universalizando o atendimento de crianças de 4 e 5 anos. com o Paic alcançando de imediato os municípios do estado, a situação começou a mudar substancialmente — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/13/prisco-bezerra-anuncia-projeto-para-premiar-escola-por-desempenho-no-ideb.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …