Reportagem da Rádio Senado analisa situação das calçadas nas capitais do país — Senado Notícias

Reportagem especial da Rádio Senado mostra situação das calçadas do país. Dividida em cinco capítulos, a reportagem “No meio do caminho tinha uma pedra” — título inspirado o primeiro verso do poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade — destaca o estudo Campanha Calçadas do Brasil, do portal Mobilize Brasil, que analisou — e reprovou — as calçadas de Brasília e das 26 capitais dos estados.

O especial apresenta as condições dos caminhos usados pelos pedestres em nossas cidades e traz depoimentos de avaliadores que participaram do estudo; da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), autora da Cartilha Calçada Cidadã, que indica os padrões para que uma calçada seja confortável e segura para pedestres e cadeirantes; e de cidadãos comuns que contam como é a experiência de andar pelas cidades e encontrar pela frente buracos, postes, degraus, carros e outros obstáculos, como o da massagista Vilmara Cordeiro:

— Eu estava indo para um espetáculo musical que acontece no Palácio da Música, em Teresina, todos os domingos. De repente, eu tropecei e fui de joelhos ao chão. Foi um tombo horrível. Aí olhei para trás para ver o que tinha acontecido: tinha um quebra-molas na calçada!

Episódios

1 — No meio do caminho tinha um… quebra-molas

2 — Como é andar na cidade com as piores calçadas

3 — Sim, existe calçada boa!

4 — O desrespeito às leis que protegem o pedestre

5 — O que fazer para que as calçadas sejam nota 10

“No meio do caminho tinha uma pedra” vai ao ar na Rádio Senado na semana de 10 a 14 de fevereiro, às 8h30, no programa “Conexão Senado”, com reprise às 22h. No final de semana, a reportagem será veiculada às 10h, no sábado (15); e às 17h, no domingo (16).

Você também pode acompanhar o “Conexão Senado” pelo canal no YouTube, pela página no Facebook e pelo perfil no Twitter.

Os áudios também estarão disponíveis no site da Rádio Senado e em aplicativos de podcast.

A Rádio Senado transmite para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e para outras 13 capitais: Cuiabá (102,5 MHz), Belém (101,5 MHz), Boa Vista (98,3) MHz), Manaus (106,9 MHz), Macapá (93,9 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Aracaju (103,9 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Maceió (105,5 MHz), Natal (106,9 MHz), Teresina (104,5 MHz) e São Luís (96,9 MHz). 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/12/reportagem-da-radio-senado-analisa-situacao-das-calcadas-nas-capitais-do-pais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias

O Senado vai promover nesta segunda-feira (1°) uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial …