Castro celebra aprovação de semana para prevenção e tratamento da microcefalia — Senado Notícias

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi a Plenário nesta quinta-feira (13) para celebrar a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 109/2018 que institui a Semana de Prevenção, Conscientização e Tratamento da Microcefalia no Brasil. O senador relembrou que houve uma incidência muito elevada de microcefalia em 2015, ano em que assumiu o Ministério da Saúde.

Para Castro, o que sempre intrigou o Ministério da Saúde e os cientistas foi o motivo do Zika vírus ter começado pela costa do Nordeste, onde houve a maior incidência de microcefalia. O senador disse que este fato está sendo descoberto pelo professor e cientista da Universidade Federal de Garanhuns (PE), Dr. Renato Molina, que está correlacionando o Zika vírus com uma toxina produzida por cianobactérias que são causadas por algas que proliferam em cidades que tenham baixo tratamento de esgotos.

— E por que ocorreu naquela época, em 2014, 2015? Exatamente porque houve uma grande seca no Brasil, talvez a maior da nossa história e, portanto, o volume de água dos reservatórios baixou de maneira significativa, e a quantidade de algas, a quantidade de toxinas, ficou relativamente maior, porque a quantidade de volume de água era menor — disse.

O senador afirmou que a quantidade de toxina que estava no encanamento das cidades e as pessoas bebiam foi o que potencializou o vírus e a microcefalia no Brasil.

Castro também parabenizou a aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 104/2018) que proíbe a venda de acessórios ligados ao fumo, como narguilés, cachimbos, piteiras e papeis para enrolar cigarro para crianças e adolescentes.

Os dois projetos foram alterados e agora voltam para a Câmara.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/13/castro-celebra-aprovacao-de-semana-para-prevencao-e-tratamento-da-microcefalia.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Mourão poderá falar aos senadores sobre queimadas na Amazônia — Senado Notícias

O Senado poderá ouvir o vice-presidente Hamilton Mourão sobre o aumento no número de queimadas …