Comissão de Meio Ambiente debate impactos das enchentes no Sudeste — Senado Notícias

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) se reúne na terça-feira (18), às 14h, para avaliar as consequências e medidas emergenciais e estruturais para enfrentar os eventos climáticos extremos, como as inundações ocorridas nos estados do Sudeste neste início de ano.

Solicitada pelos senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jaques Wagner (PT-BA), a audiência pública discutirá a grave situação vivida pela população dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Janeiro nos últimos meses em decorrência das chuvas e consequentes inundações, que culminaram em perdas de vidas humanas e consideráveis prejuízos às famílias e aos municípios atingidos.

Para Contarato, os eventos extremos tendem a aumentar, tornando necessário dispor medidas para garantir a segurança das populações. Ele declarou que os acontecimentos se deram como resposta da natureza ao desrespeito humano.

“Os efeitos das mudanças do clima, somados à falta de planejamento em áreas de riscos, resultam em situações como as que, infelizmente, fomos obrigados a assistir ou a vivenciar. No Espírito Santo, foram mais de 3 mil pessoas a, mesmo temporariamente, terem que deixar suas casas em função das chuvas”, destacou o senador.

A audiência será interativa, permitindo a participação do público com perguntas e comentários, e acontecerá no Plenário 6 da Ala Senador Nilo Coelho no Anexo 2 do Senado Federal.

Foram convidados para a audiência pública:

— o engenheiro especialista em deslizamentos em áreas de risco, Sérgio Ludemann;

— o diretor de geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Bosco de Azevedo;

— o diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Luiz Leal de Moraes;

— o engenheiro PhD em Ciências do Meio Ambiente e Hidrologia, Paulo Canedo de Magalhães;

— o chefe do departamento de prevenção e reconstrução da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado do Espírito Santo, Major Fábio Maurício Rodrigues Pereira;

— e representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/14/comissao-de-meio-ambiente-debate-impactos-das-enchentes-no-sudeste.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rodrigo cobra de Anac manifestação contra cobrança de bagagem de mão — Senado Notícias

O presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), …