Paulo Albuquerque cobra atualização da tabela do SUS para diagnóstico de câncer — Senado Notícias

O senador Paulo Albuquerque (PSD-AP) cobrou em Plenário nesta quinta-feira (13) a atualização da tabela de valores pagos aos laboratórios de diagnóstico de câncer conveniados ao SUS. O senador lembrou que o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi celebrado no dia 4.

De acordo com Albuquerque, somente com a atualização da tabela será possível cumprir a Lei 13.896, de 2019, que exige o diagnóstico da doença em hospitais públicos em até 30 dias, após a suspeita levantada pelo médico clínico.

Com a tabela desatualizada, disse, muitos laboratórios estão deixando de atender o SUS, o que atrasa os diagnósticos e dificulta o tratamento para câncer.

 O Tribunal de Contas da União fez um longo estudo, em que aponta, entre outros fatores, a baixa remuneração como causa desse atraso no diagnóstico. A Sociedade Brasileira de Patologia vem comunicando o Ministério da Saúde, desde 2016, que esse problema precisa ser resolvido, entregando estudos de impacto e alertando para o fato de que os pacientes estão ficando desassistidos — informou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/13/paulo-albuquerque-cobra-atualizacao-da-tabela-do-sus-para-diagnostico-de-cancer.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rodrigo cobra de Anac manifestação contra cobrança de bagagem de mão — Senado Notícias

O presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), …