Paim pede mais discussão sobre PEC dos Fundos Públicos — Senado Notícias

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta terça-feira (18), em Plenário, menos pressa na discussão da proposta de emenda à Constituição que prevê a extinção de 248 fundos públicos infraconstitucionais (PEC 187/2019).  A PEC faz parte do Plano Mais Brasil, apresentado pelo Poder Executivo em 2019.

Segundo o senador, antes de acabar com os fundos, é preciso fazer um estudo aprofundado de cada um deles, para evitar que programas e projetos financiados com os recursos sejam afetados.

Os fundos, segundo Paim, totalizam R$ 219 bilhões, valor investido nos mais variados setores, como políticas sociais, seguridade social, educação e segurança pública. O senador também citou estudo dos economistas do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado Lício da Costa Raimundo e Saulo Cabello, que confirma a possibilidade de desorganização do financiamento de vários projetos e políticas públicas.

Paim alertou que a PEC prevê a extinção dos fundos, mas não de seus instrumentos de arrecadação. Assim, o dinheiro ficaria concentrado nos cofres da União, enfraquecendo as políticas públicas nos estados e municípios que também dependem dos recursos.

— Muito grave a situação que poderá ocorrer. Haverá jogo de troca-troca entre governo e parlamentares na destinação de recursos do Orçamento se isso acontecer. Espero que não aconteça. A PEC 187/2019 trará enormes perdas sociais, econômicas e políticas para todo o país. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/02/18/paim-pede-mais-discussao-sobre-pec-dos-fundos-publicos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Campanha de vacinação de idosos contra gripe vai até dia 15 de abril — Senado Notícias

A campanha de vacinação contra gripe, causada pelo vírus influenza, foi antecipada neste ano. Tradicionalmente …