Dívidas em moeda estrangeira e falta grave no cumprimento da pena estão na nova Pesquisa Pronta – STJ

​A página da Pesquisa Pronta disponibilizou cinco novos temas nesta semana. Entre eles, estão a conversão de dívidas em moeda estrangeira, as condenações anteriores para efeito de maus antecedentes e a desobediência aos agentes penitenciários como falta grave. O serviço tem o objetivo de divulgar os entendimentos jurídicos do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Reestruturada pela Secretaria de Jurisprudência do STJ, a Pesquisa Pronta permite a busca em tempo real sobre determinados temas jurídicos. A organização é feita de acordo com o ramo do direito ou com grupos predefinidos (assuntos recentes, casos notórios e teses de recursos repetitivos).

Direito civil – contra​​tos

A Quarta Turma decidiu que "as dívidas fixadas em moeda estrangeira deverão, no ato de quitação, ser convertidas para moeda nacional, com base na cotação da data da contratação e, a partir daí, atualizadas com base em índice oficial de correção monetária".

Sob relatoria do ministro Raul Araújo, o entendimento foi fixado no AREsp 1.286.770.

Direito civil – prestação de con​​tas

A Quarta Turma estabeleceu que, "segundo entendimento do STJ, as contas apresentadas de forma não mercantil podem ser consideradas boas diante da apresentação de justificativa pela parte e da realização de perícia contábil".

O entendimento está no REsp 1.610.520, relatado pelo ministro Raul Araújo.

Direito civil – contrato de compra e ​​venda

No âmbito do direito civil, a Terceira Turma decidiu que "a cobrança pelo promitente vendedor do serviço de assessoria técnico-imobiliária é abusiva".

O entendimento foi fixado no julgamento do REsp 1.796.706, sob relatoria da ministra Nancy Andrighi.

Direito penal – aplicação d​​e pena

"É pacífico neste sodalício o entendimento de que as condenações anteriores transitadas em julgado há mais de cinco anos, embora não caracterizem reincidência, podem ser consideradas como maus antecedentes."

O caso foi relatado na Quinta Turma pelo ministro Jorge Mussi, no HC 549.821.

Direito penal – crimes contra​ a admi​nistração

De acordo com a Quinta Turma, "consolidou-se nesta Corte Superior de Justiça entendimento no sentido de que a desobediência aos agentes penitenciários, com subversão da ordem e disciplina carcerárias, constitui-se em falta grave, a teor do artigo 50, VI, combinado com o artigo 39, II e V, ambos da Lei de Execuções Penais".

Sob relatoria do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, o entendimento foi proferido no HC 532.071.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/WtY-n-pE1Ic/Dividas-em-moeda-estrangeira-e-falta-grave-no-cumprimento-da-pena-estao-na-nova-Pesquisa-Pronta.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …