Ministro Luís Roberto Barroso é eleito para mais um biênio como ministro titular do TSE — Tribunal Superior Eleitoral

Na sessão desta quarta-feira (19), o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Luís Roberto Barroso para mais um biênio como titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado, que é vice-presidente do TSE, havia sido eleito para seu primeiro biênio em fevereiro de 2018 e, pela tradição, deve ser o próximo presidente da Corte Eleitoral.

De acordo com a Constituição Federal, o TSE é composto por no mínimo sete ministros efetivos – três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas nomeados pelo presidente da República dentre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, a partir de lista tríplice indicada pelo STF. Cada ministro é eleito para um biênio, e é proibida a recondução após dois biênios consecutivos.

Com informações da Secretaria de Comunicação do STF

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Fevereiro/ministro-barroso-e-eleito-para-mais-um-bienio-como-ministro-titular-do-tse.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Glossário explica o que é sistema eleitoral majoritário — Tribunal Superior Eleitoral

Sistema eleitoral majoritário é aquele no qual se considera eleito o candidato que receber, na …