Adesão do Brasil a plano de paz pode trazer perdas, avalia Esperidião Amin — Senado Notícias

Durante a reunião da Comissão de Relações Exteriores (CRE) nesta quinta-feira (5), o chanceler Ernesto Araújo elogiou o plano de paz apresentado pelo governo dos Estados Unidos, em janeiro, para a solução do conflito entre Palestina e Israel. Mas o senador Esperidião Amin (PP-SC) ressaltou que apenas países como Barein, Emirados Árabes e Omã apoiaram a iniciativa e avaliou que o Brasil só tem a perder em se alinhar com os Estados Unidos nessa questão.

O senador ressaltou que o histórico papel mediador do Brasil constitui um importante ativo, inclusive comercial, e lembrou que outros países árabes rejeitam o plano.

Segundo Ernesto Araújo, o Itamaraty está tentando corrigir um “viés anti-Israel”.

— O Brasil era considerado um país neutro, um país bonzinho por todo mundo, um país que era um mediador. Surpreendeu-me muito em Israel a visão deles em relação ao Brasil, de que era um país que participava de um esquema de sistemática contestação de Israel, nos organismos internacionais principalmente — disse.

O chanceler afirmou que o Brasil é hoje um país que olha para o “lado”, mas para “frente” e para “cima”.

— Hoje o Brasil é um país que olha para frente, não é um país que olha para o lado. Tradicionalmente, uma das coisas não muito boas da nossa política externa de décadas recentes foi isto: nunca se mover sem antes olhar se a gente estava junto com outros e nunca se mover sem antes olhar se a gente está junto com outros, e sempre esperar a liderança de outros, sempre ir atrás, sempre ter que ir em grupo. Não, hoje nós olhamos para frente com as nossas ideias, e para cima — afirmou.

Questionado por Amin se olhar para cima seria olhar para os Estados Unidos, Araújo explicou:

— Eu pensei na dimensão espiritual. Não, nesse sentido, não, nós não estamos pensando no que fazem os Estado Unidos ou deixam de fazer os Estados Unidos, quando nós nos posicionamos — garantiu.

O senador disse ter ficado mais preocupado com a afirmação do chanceler.

— A gente sempre olha para o lado, porque a política manda olhar para o lado. Estar sozinho é achar que o batalhão está marchando errado e eu que sou o certo. Então, eu fiquei mais preocupado ainda, porque nenhum país ocidental tomou posição sequer parecida — disse Esperidião Amim.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/03/05/adesao-do-brasil-a-plano-de-paz-pode-trazer-perdas-avalia-esperidiao-amin.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …