Pleno escolhe novos dirigentes da Enfam – STJ

​O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu novos dirigentes para a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) durante a sessão virtual realizada nesta terça-feira (24).

Foram eleitos o ministro Luis Felipe Salomão para vice-diretor e os ministros Benedito Gonçalves e Raul Araújo para compor o Conselho Superior da Enfam, em decorrência do término do mandato dos ministros Luis Felipe Salomão e Mauro Campbell Marques nesses cargos.

Criada pela Emenda Constitucional 45/2004 e instituída pela Resolução 3/2006 do STJ, a Enfam é o órgão oficial de formação de magistrados brasileiros, sendo competente para regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos para ingresso, vitaliciamento e promoção na carreira.

O consel​ho

O Conselho Superior da Enfam é responsável pela formulação das diretrizes básicas do ensino, pelo planejamento anual e pela supervisão permanente das atividades acadêmicas e administrativas das demais escolas de formação de magistrados.

É formado por cinco ministros do STJ (três deles ocupantes dos cargos de diretor-geral e vice-diretor da Enfam e de diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal) e outros quatro magistrados, representando igualmente a Justiça Federal e a Justiça estadual.

Compete ao Conselho Superior propor e solucionar questões pedagógicas, jurídicas e administrativas, propor diretrizes e estratégias, estabelecer áreas prioritárias de atuação e projetos, além de examinar matérias consideradas relevantes pela direção-geral.

Biograf​ias

Natural de Salvador, Luis Felipe Salomão é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi promotor de Justiça em São Paulo, juiz da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. É ministro do STJ desde junho de 2008 e integrante do Tribunal Superior Eleitoral no biênio 2019-2020. Atualmente, integra a Corte Especial, a Segunda Seção e a Quarta Turma do tribunal. É professor honoris causa da Escola Superior da Advocacia do Rio de Janeiro e doutor honoris causa em ciências sociais e humanas pela Universidade Cândido Mendes.

Benedito Gonçalves é ministro do STJ desde setembro de 2008, integrando a Corte Especial, a Primeira Seção e a Primeira Turma. Formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o ministro tomou posse como juiz federal da vara única de Santa Maria, da seção judiciária do Rio Grande do Sul, em 1988, e como juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região em 1998.

Integrante da Corte Especial, da Segunda Seção e da Quarta Turma, Raul Araújo tomou posse como ministro do STJ em 2010. Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará e em economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Entre as principais atividades exercidas, foi procurador-geral do Estado do Ceará e promotor de Justiça no mesmo estado. É professor do curso de direito da Unifor (atualmente licenciado), coordenador e professor da especialização em direito tributário na mesma universidade.

Fonte Oficial: http://feedproxy.google.com/~r/STJNoticias/~3/Ex7Sibg-jIo/Pleno-escolhe-novos-dirigentes-da-Enfam.aspx.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU – STJ

Manual do STJ sobre pesquisa de preços é destaque em publicação do TCU Fonte Oficial: …