TJRO recebe inspeção da Corregedoria do CNJ

O desembargador Ricardo Paes Barreto, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), deu início, na manhã desta segunda-feira (30/3), aos trabalhos de inspeção no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Por meio de videochamada com o presidente da corte estadual, desembargador Paulo Kiyochi Mori, Barreto destacou a importância do trabalho de rotina da corregedoria nacional e a preocupação do ministro Humberto Martins em dar prosseguimento ao calendário de inspeções – programada desde agosto de 2018 -, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

“Em atenção às ações de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus, os trabalhos de inspeção nos setores administrativos, judiciais e das serventias extrajudiciais do TJRO serão realizados integralmente de forma remota, evitando aglomerações, em atenção às normas da Portaria nº 188 do Ministério da Saúde. Mas não deixaremos de cumprir o procedimento, que busca coletar dados acerca do funcionamento do tribunal, com vistas a melhorar a prestação dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário local”, afirmou Barreto.

Contato remoto

O magistrado destacou também que, para viabilizar o trabalho, serão realizadas videochamadas pelo whatsapp, além da utilização dos demais recursos disponíveis pelo aplicativo. Será realizado contato, de forma remota, com as unidades do corpo diretivo, as unidades administrativas e com as secretarias e os gabinetes de desembargadores, previamente selecionados de forma aleatória, para coleta de informações administrativas e dados estatísticos do acervo das unidades inspecionadas, incluindo as questões afetas a precatórios e às serventias extrajudiciais.

Além disso, serão realizadas análise da gestão administrativa e processual nas unidades inspecionadas; análise processual, por amostragem, do acervo das unidades inspecionadas, e verificação da governança, da gestão de TI e dos sistemas eletrônicos, judiciais e administrativos, em funcionamento no tribunal. O presidente do TJRO, desembargador Paulo Mori, agradeceu e disse que está à disposição da equipe para colaborar no que for necessário para que os trabalhos se desenvolvam com eficiência, na medida do possível.

A inspeção no TJRO segue até sexta-feira (3/4). Além do desembargador Ricardo Barreto, que coordena os trabalhos, participam os juízes auxiliares da corregedoria Miguel Ângelo Alvarenga (TRF1); Daniel Carnio Costa (TJSP); Jorsenildo Dourado do Nascimento (TJAM), Luiz Augusto Barrichello Neto (TJSP), além de sete servidores.

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/tjro-recebe-inspecao-da-corregedoria-do-cnj/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tjro-recebe-inspecao-da-corregedoria-do-cnj.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Cejusc de Teresina (PI) inicia sessões de conciliação por videoconferência

Um problema com solução. Com agilidade e sem a necessidade de as partes saírem de …