Senado vota quatro projetos contra coronavírus nesta terça-feira — Senado Notícias

O Senado deve votar nesta terça-feira (31) quatro projetos de lei para o enfrentamento do coronavírus. A sessão remota está marcada para as 16h. A pauta foi definida durante reunião virtual de líderes, realizada pela manhã.

O PL 1.006/2020, do senador José Serra (PSDB-SP), prevê a prestação de auxílio financeiro da União às santas casas e hospitais sem fins lucrativos que participam de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o autor do projeto, o dinheiro deve servir para que os estabelecimentos atuem de forma coordenada no combate à pandemia de covid-19.

O PL 805/2020 suspende por 120 dias a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas firmadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do SUS. O PL 696/2020 dispõe sobre o uso da telemedicina durante a crise causada pelo coronavírus. O PL 702/2020 dispensa o empregado de comprovar motivo de quarentena durante o período da emergência de saúde pública.

Após a reunião de líderes, o primeiro vice-presidente do Senado, senador Antonio Anastasia (PSD-MG), explicou como se dará a análise dos mais de 100 projetos que tramitam na Casa em enfrentamento ao coronavírus.

— Temos 104 projetos protocolados no Senado sobre a pandemia. Vamos ditribuí-los em nove ou dez grupos temáticos, que terão cada qual um relator. Esse relator fará a análise de todos os projetos apensados e correlatos e fará a apresentação do relatório considerando todas as propostas apresentadas — explicou.

Renda Emergencial

Os líderes partidários decidiram adiar para quarta-feira (1º) a votação do projeto de lei (PL 873/2020), que institui a Renda Básica de Cidadania Emergencial. De acordo com o texto, beneficiários do programa Bolsa Família vão receber pelo menos R$ 300 mensais durante seis meses, prorrogáveis enquanto durar a pandemia do coronavírus.

A matéria foi apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e tem como relator o senador Esperidião Amin (PP-SC). O benefício se estende a todas as pessoas listadas no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e todos os dependentes com renda familiar per capita inferior a três salários mínimos — mesmo que não sejam beneficiários do Bolsa Família.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/03/31/senado-vota-quatro-projetos-contra-coronavirus-nesta-terca-feira.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …