Videoconferência passa a ser forma principal de julgamentos da Corte

Nesta segunda, 30 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou de maneira inédita suas primeiras sessões administrativa e jurisdicional por videoconferência. A partir de agora, até ulterior determinação, as sessões, normalmente realizadas no plenário Ernani Santos do edifício-sede do Regional, passam a ocorrer desta maneira, mas sempre transmitidas pelo canal TRE-MA do Youtube em tempo real.

O desembargador Cleones Cunha, presidente, conduziu a sessão que contou com a participação dos demais membros: o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Tyrone Silva; o juiz federal, Wellington Cláudio Pinho de Castro (diretor da EJE); os juízes de direito José Gonçalo de Sousa e Lavínia Helena Macedo Coelho e os juristas Gustavo Araújo Vilas Boas (ouvidor) e Bruno Araújo Duailibe Pinheiro; o procurador regional eleitoral Juraci Guimarães e o diretor-geral, André Mendes.

Na abertura da sessão, Cunha lembrou que este era um momento histórico para a justiça eleitoral maranhense. “Não gostaria que fosse por causa dessa situação em que o país esta vivendo, por conta da pandemia do novo coronavírus, mas, por medida de precaução, e em respeito às normas das autoridades sanitárias do Brasil, estamos de casa cumprindo o nosso dever, trabalhando, despachando processo e fazendo a nossa primeira sessão”, pontuou.

Em seguida, o corregedor eleitoral, desembargador Tyrone Silva, cumprimentou o presidente e o servidor Christiano Neitzke, da unidade Web da ASCOM, que possibilitou através do aplicativo “Zoom Cloud Meetings” a transmissão da sessão. “O Christiano está de parabéns pelo trabalho técnico de alta precisão e qualidade”, ressaltou.

Por sua vez, o desembargador Cleones Cunha acrescentou o empenho e comprometimento dos envolvidos para a concretização desse feito e lembrou, ainda, a dedicação do servidor Christiano Neitke que foi reconhecido com uma medalha pelo TRE-BA por ter disponibilizado o sistema de georreferenciamento – desenvolvido por ele e disponibilizado para vários Regionais acompanharem a biometria, além de ter desenvolvido um sistema de votação remota para a escolha da nova diretoria do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL).

Foram julgados processos do município de Satubinha (87ª zona eleitoral – Olho d’Água das Cunhãs) com pedido de remanejamento de eleitores, que teve como relator o desembargador Tyrone Silva, 3 processos de prestação de contas e 1 recurso físico de Olho D’Água das Cunhãs ( 87ª zona eleitoral –  representação por doação acima do limite legal).

O presidente designou as sessões de abril para os dias  e 2 (16h);  3 ( 9h); 13141516 e 17 (16h).

Lembrando que a participação de advogado nas sessões por videoconferência é possível desde que ele se cadastre no aplicativo, utilizando nome, sobrenome e e-mail. Em seguida, ele precisa encaminhar o número do processo e o e-mail utilizado para o cadastro no aplicativo Zoom para a assessora de plenário através do e-mail gabsjd@tre-ma.jus.br até 1 hora antes do início da sessão em que seu processo for a julgamento.

Fonte: TRE-MA

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/videoconferencia-passa-a-ser-forma-principal-de-julgamentos-da-corte/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=videoconferencia-passa-a-ser-forma-principal-de-julgamentos-da-corte.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Criação de funcionalidades no SEEU adequam sistema a novos contextos

Novas funcionalidades agregadas no Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) prometem trazer agilidade para a …