Ação do TSE nas redes sociais celebra o Dia Internacional da Checagem de Fatos — Tribunal Superior Eleitoral

Os perfis do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas redes sociais divulgam, nesta quinta-feira (2), uma série de conteúdos dedicados ao Dia Internacional da Checagem de Fatos ou International Fact-Checking Day. A data tem o objetivo de destacar que a responsabilidade pela apuração de informações disseminadas nas redes sociais não deve ser obrigação apenas de profissionais e organizações que atuam na área, mas de qualquer pessoa.

Os posts trarão ao internauta 10 passos básicos para a checagem de uma informação antes de seu compartilhamento. O material, que está abrigado ainda na página Fato ou Boato?, foi produzido pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), entidade parceira do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. Além disso, os perfis da Justiça Eleitoral farão um agradecimento às agências de checagem também parceiras do Tribunal no Programa: Aos Fatos, Lupa e Boatos.org.

A assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, explica que a ação deste dia 2 é uma sequência da movimentação realizada pelo TSE na data de ontem, Dia da Mentira, inserida na iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove a campanha #FakeNewsNão. “O objetivo é levar ao internauta não só informação de qualidade, como fizemos na ação de ontem, mas também oferecer ferramentas básicas de checagem”, disse ela.

Acesse os perfis do TSE, curta e compartilhe essa ação!

Facebook: TSEJus

Twitter: @TSEjusbr

Instagram: @tsejus

YouTube: youtube.com/justicaeleitoral

 

Leia mais:

01.04.2020 – TSE mobiliza internet contra desinformação no Dia da Mentira

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Abril/acao-do-tse-nas-redes-sociais-celebra-o-dia-internacional-da-checagem-de-fatos.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

TSE aprova mudanças no estatuto do partido Solidariedade — Tribunal Superior Eleitoral

Na sessão administrativa desta terça-feira (2), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acataram um …