Mecias de Jesus pede assistência a indígenas contra covid-19 — Senado Notícias

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) alertou para a condição vulnerável das populações indígenas diante da pandemia de covid-19. Ele espera que o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus nessas comunidades sirva de alerta para o governo federal tomar medidas preventivas a fim de evitar a rápida disseminação da doença entre indígenas.

O caso, de uma mulher de 19 anos de idade, da etnia kokama, moradora da aldeia São José, foi registrado em Santo Antônio do Iça, no interior do Amazonas, próximo à fronteira com a Colômbia.

O senador enfatizou a necessidade de a população de Roraima, onde já foram confirmados 22 casos de covid-19, manter o isolamento social até que a expansão da doença seja reduzida. Mecias também apoiou o fechamento das fronteiras do Brasil com os países vizinhos, defendida pela médica sanitarista, pesquisadora e coordenadora do projeto Xingu da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sofia Mendonça.

— Em Roraima, possuímos várias reservas indígenas e as fronteiras do estado com a Venezuela e a Guiana são sempre motivo de grande preocupação para todos nós. Como bem lembrou a sanitarista, os grupos indígenas são muito vulneráveis a problemas respiratórios e cabe às autoridades brasileiras envidar esforços no sentido de lhes garantir a incolumidade física através de medidas preventivas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/02/mecias-de-jesus-pede-assistencia-a-indigenas-contra-covid-19.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …