Em reunião virtual, diretores-tesoureiros do Sistema OAB debatem gestão diante do momento do país – OAB

O diretor-tesoureiro da OAB Nacional, José Augusto Araújo de Noronha, se reuniu virtualmente, nesta segunda-feira (6), com seus congêneres das seccionais da Ordem. Também participaram da reunião os gerentes da controladoria, Alberto Jones; da tecnologia da informação, Rodrigo Lemgruber; e de finanças, Tetyanne Maria Cruz de Souza.

“A primeira reunião do Colégio de Diretores-Tesoureiros foi feita através da plataforma do Zoom e transcorreu com muita tranquilidade. Todos foram enfáticos em adotar medidas efetivas para a redução das despesas, visando adequar as seccionais ao momento que vivemos. Em três horas e meia de debates, ficou a certeza de que todos estão imbuídos em adotar as medidas necessárias para que seja mantida a saúde financeira das seccionais. A austeridade empregada em 2019 foi fundamental para que a OAB consiga equilibrar suas contas e manter todos os serviços que presta aos advogados e advogadas”, apontou Noronha.

Foram discutidas ações para facilitar a liberação de alvarás para a advocacia, atualizações das negociações com instituições financeiras para obtenção de linhas de crédito aos advogados, meios de otimizar as medidas administrativas para a redução dos custos operacionais das seccionais, além de recomendações e experiências para a renegociação de contratos.

Outros pontos em debate foram o compartilhamento de boas práticas entre os tesoureiros para enfrentar os momentos de crise; a necessidade de manutenção e compartilhamento de informações e atuação conjunta entre todos os órgãos do Sistema OAB e a necessidade de revisão dos orçamentos, a partir de maio de 2020, para adequação à realidade financeira.

O diretor José Augusto Araújo de Noronha prestou esclarecimentos sobre o Fundo Emergencial de Apoio à Advocacia, além de conduzir a análise sobre as vedações impostas pelo Provimento n. 185 do Conselho Federal da OAB, que dispõe sobre regras de gestão, incluindo-se a aderência aos fundamentos de responsabilidade fiscal, o desenvolvimento do capital humano, a tecnologia da informação e a transparência.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58039/em-reuniao-virtual-diretores-tesoureiros-do-sistema-oab-debatem-gestao-diante-do-momento-do-pais.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

“ESA ao Vivo” realiza live internacional sobre contratos e covid-19 – OAB

A Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional) promoverá uma live internacional com um dos …