Eduardo Girão pede que recursos para enfrentar pandemia sejam fiscalizados — Senado Notícias

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), pediu nesta terça-feira (14) que os cidadãos acompanhem a aplicação das verbas liberadas para os estados e municípios para ajudar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e dos efeitos da crise na economia. 

Ele faz referência a recursos propostos em projetos de lei do governo que vêm sendo votados pelo Congresso Nacional, num esforço para atender a população atingida pela pandemia.

Segundo o senador, somente hoje foram liberados R$ 4 bilhões. Eduardo Girão cobra fiscalização do uso desse dinheiro não apenas pelos órgãos competentes, como os tribunais de contas e o Ministério Público dos estados e federal, mas também pela população.

— Não podemos esquecer que estamos em ano eleitoral, e a gente precisa redobrar a atenção, porque esses valores que estão sendo liberados diretamente na veia dos estados e municípios, eles têm que ser muito bem aplicados, com compra de [aparelhos] respiradores, ampliação de equipes médicas, treinamentos, máscaras, equipamentos. Isso não pode ser desviado para outra coisa. É um crime humanitário, é algo impensável, desumano. Mas isso pode acontecer — declarou.

Girão anunciou a apresentação de projeto de lei que duplica as penas de crimes contra a administração pública quando praticados durante calamidade pública (PL 1.797/2020).

Além disso, o senador relatou que fez parceria com o Ministério Público Federal (MPF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Ministério Público Estadual (MPE) para fiscalizar o uso dos recursos que ele destinou por meio de emendas orçamentárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/14/eduardo-girao-pede-que-recursos-para-enfrentar-pandemia-sejam-fiscalizados.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição sobre drogas deve ser votada em primeiro turno no …