Administração do Senado adota medidas para evitar proliferação da covid-19 na Casa — Senado Notícias

A Diretoria-Geral do Senado tem adotado uma série de medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus na Casa. São iniciativas como a criação de ferramentas para a realização de sessões virtuais e a suspensão do atendimento presencial, entre outras. a diretora-geral, Ilana Trombka, ressalta que o objetivo dessas medidas é proteger a comunidade, os parlamentares, os servidores e os colaboradores do Senado.

— É fundamental seguir à risca as determinações das autoridades públicas de saúde. E, tanto quanto possível, manter o funcionamento de nossos setores — diz Ilana, lembrando que as decisões estão baseadas em atos da Presidência do Senado, da Primeira-Secretaria, da Comissão Diretora, da Secretaria-Geral da Mesa e da própria Diretoria-Geral da Casa.

Para garantir a votação de matérias importantes e, ao mesmo tempo, evitar aglomerações, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal (Prodasen) desenvolveu o Sistema de Deliberação Remota, solução tecnológica que permite debates e votações de matérias por meio da internet.

A diretora-geral lembra que o atendimento presencial foi suspenso na Casa. Os trabalhadores imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas foram os primeiros a ter garantido o teletrabalho. O sistema de teletrabalho foi também estendido aos demais colaboradores.

— As pessoas não incluídas no grupo de risco tiveram liberado o registro do ponto eletrônico e devem ajustar suas tarefas ao sistema de teletrabalho, escala ou sobreaviso, em acordo com suas chefias — diz Ilana, lembrando que a administração da Casa providenciou o acesso remoto à rede do Senado e ferramentas para a realização do trabalho por meio da internet.

Informação

A Biblioteca do Senado também suspendeu o atendimento presencial. As dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail () e os empréstimos de livros foram prorrogados. A biblioteca também oferece para o público bases nacionais e internacionais especializadas em saúde, com foco na covid-19. A lista, permanentemente atualizada, pode ser vista aqui.

— O Senado também tem desenvolvido ações para amenizar os impactos do isolamento social. A Diretoria-Geral divulga, às segundas e sextas-feiras, vídeos com apresentações musicais do Coral do Senado, para proporcionar momentos de leveza e bem-estar aos colaboradores durante o período de distanciamento social — informou Ilana Trombka.

O grupo de voluntários do Senado, reunidos na “Liga do Bem”, tem promovido ações para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia. As doações têm garantido a compra de cobertores, kits de higiene, cestas básicas, galões de álcool em gel, máscaras e luvas entregues a famílias e instituições que atendem crianças e idosos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/16/administracao-do-senado-adota-medidas-para-evitar-proliferacao-da-covid-19-na-casa.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Trad diz que Brasil deve fazer gesto inicial para se aproximar de Joe Biden — Senado Notícias

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), disse que o Brasil deve …