Câmaras do TJCE julgam 573 ações em sessões virtuais durante a semana

Em decorrência do distanciamento social, medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19), as sessões das Câmaras do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) estão ocorrendo por videoconferência. Terça-feira (14/4), quarta (15) e sexta (17) foram realizadas cinco reuniões virtuais de julgamentos pelas Câmaras Criminais e de Direito Privado. Os Colegiados apreciaram um total de 573 processos.

Na terça pela manhã, a 3ª Câmara Criminal avaliou 117 ações. No mesmo período, a 4ª de Direito Privado julgou 193 processos. Ocorreram duas sustentações orais, quando advogado ou defensor público se manifesta no prazo regimental de 15 minutos. À tarde, a 1ª Câmara Criminal apreciou 135 recursos. Durante a reunião, aconteceram ainda sete apresentações orais.

Na quarta, a 2ª Criminal julgou 88 processos. Na sessão, tiveram duas sustentações. Nesta sexta, em reunião extraordinária, a 1ª Câmara de Direito Privado apreciou 40 recursos. Os Colegiados Criminais julgam matérias envolvendo habeas corpus e apelações criminais. As Câmaras de Direito Privado concentram-se em apelações cíveis e agravos regimentais. Ambas também avaliam embargos de declaração e recursos em sentido estrito.

Para a apreciação das ações, os desembargadores utilizaram o “Voto Provisório”. O sistema possibilita que os magistrados conheçam o conteúdo das decisões de forma antecipada, podendo ou não votar pelo provimento das ações. A ferramenta dispensa a leitura na íntegra dos votos, imprimindo maior celeridade aos julgamentos.

As sessões por videoconferência foram determinadas por meio da Portaria nº 563/2020, publicada no Diário da Justiça no último dia 31, por determinação da Presidência do TJCE. Os julgamentos são públicos e podem ser acompanhados pela internet. A medida atende aos princípios da colegialidade, da continuidade do serviço público, da segurança jurídica e da economicidade.

COMPOSIÇÃO

1ª Criminal
O Colegiado é composto pelos desembargadores Mário Parente Teófilo Neto (presidente), Maria Edna Martins, Lígia Andrade de Alencar Magalhães e Francisco Carneiro Lima, sob a coordenação do servidor José Victor Ibiapina Cunha Morais. As reuniões acontecem às terças-feiras, com início às 13h30h, no 2º andar do TJCE.

2ª Criminal
Integra o Colegiado os desembargadores Francisca Adelineide Viana (presidente), Haroldo Correia de Oliveira Máximo, Sérgio Luiz Arruda Parente e António Pádua Silva. A coordenadora é Ana Amélia Feitosa Oliveira. As reuniões acontecem às quartas-feiras, com início às 13h30h, no 2º andar do TJCE.

3ª Criminal
Presidida pelo desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, a 3ª Câmara Criminal é integrada pelos desembargadores José Tarcílio Souza da Silva, Marlúcia de Araújo Bezerra e Henrique Jorge Holanda Silveira, sob a coordenação do servidor José Wellington de Oliveira Lobo. As reuniões acontecem às terças-feiras, com início às 8h30h, no 2º andar do TJCE.

1ª de Direito Privado
A Câmara é integrada pelos desembargadores Emanuel Leite Albuquerque (presidente), Vera Lúcia Correia Lima, Heráclito Vieira de Sousa Neto e Francisco Mauro Ferreira Liberato. Lia Karam Soares é a coordenadora. As reuniões acontecem às quartas-feiras, com início às 13h30h, no 2º andar do TJCE.

4ª de Direito Privado
Composta pelos desembargadores Francisco Bezerra Cavalcante (presidente), Durval Aires Filho, Raimundo Nonato Silva Santos e Maria do Livramento Alves Magalhães, sob a coordenação de Marcel Benevides dos Santos. As reuniões acontecem às terças-feiras, com início às 8h30h, no 2º andar do TJCE.

Fonte: TJCE

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/camaras-do-tjce-julgam-573-acoes-em-sessoes-virtuais-durante-a-semana/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=camaras-do-tjce-julgam-573-acoes-em-sessoes-virtuais-durante-a-semana.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …