PJe terá programa voltado para automação avançada

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia no próximo dia 24 de abril, às 14h30, o Programa de Formação para Automação Avançada no Processo Judicial eletrônico (PJe). Nesta primeira etapa, serão oferecidos quatro webinários com o tema “Nova metodologia para construção de fluxos no PJe”. O objetivo é preparar o usuário para otimizar e automatizar os fluxos do sistema.

Webinário é o nome, de origem do inglês web-based seminar, que designa seminários transmitidos pela internet. O CNJ prevê outros eventos com temáticas voltadas a automação, tais como: a utilização de Interface de Programação de Aplicativos (APIs – sigla em inglês de Application Programming Interface) para integração com serviços externos, robotização e o uso da inteligência artificial.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link aqui. Os interessados podem participar apenas assistindo aos cursos pela web ou pela realização de exercícios práticos e de desafios para implementação das soluções mostradas, com aprofundamento do conhecimento no modelo Educação a Distância (EAD).

O encontro de abertura, no dia 24 de abril, também servirá para apresentação do Programa de Formação, que funcionará de modo permanente, com o objetivo de elevar o nível de automação do sistema. Além de proporcionar uma constante orientação aos tribunais, o programa estimula o aproveitamento das soluções já existentes e a amplificação das experiências acumuladas.

Na avaliação do juiz auxiliar da Presidência do CNJ e gerente-executivo do PJe, Bráulio Gusmão, o sistema tornou-se uma ferramenta essencial no momento em que o trabalho virtual está definitivamente integrado à rotina do Poder Judiciário. “A evolução do sistema, no seu código e na sua metodologia de configuração de fluxos, permitiu identificar que há grande espaço para melhorias, com baixa necessidade de codificação. Como uma verdadeira caixa de ferramentas, o PJe nos apresenta neste momento inúmeras possibilidades”, afirma.

Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são voltados para analistas de negócios e analistas de sistemas com especialidade em desenvolvimentos de fluxos no PJe. Para o primeiro webinar, também são esperados os magistrados e gestores que atuam à frente do PJe.

Programa:

24/04/2020
Apresentação do Programa de Formação para Automação Avançada no Pje
Nova metodologia para construções de fluxos no PJe utilizando mini fluxos
Benefícios e vantagens do mini fluxo
Organização das tarefas baseadas em eventos
Início da configuração e desenvolvimento do fluxo do projeto.

30/04/2020
Controlando a não utilização de nós de desvios
Chamada de outros fluxos a qualquer momento (fluxos “ad hoc”)
Backup automatizado do fluxo e envio ao repositório do projeto

08/05/2020
Implementação de fluxos paralelos
Instruções SQL em fluxos para atender ausência de EL’s pelo sistema.

15/05/2020
Utilizando parâmetros de controle em fluxos
Separação de tarefas de arquivamento em localização específica
Migrando um fluxo atual para o modelo de mini fluxos

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/pje-tera-programa-voltado-para-automacao-avancada/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pje-tera-programa-voltado-para-automacao-avancada.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …