PJe terá programa voltado para automação avançada

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inicia no próximo dia 24 de abril, às 14h30, o Programa de Formação para Automação Avançada no Processo Judicial eletrônico (PJe). Nesta primeira etapa, serão oferecidos quatro webinários com o tema “Nova metodologia para construção de fluxos no PJe”. O objetivo é preparar o usuário para otimizar e automatizar os fluxos do sistema.

Webinário é o nome, de origem do inglês web-based seminar, que designa seminários transmitidos pela internet. O CNJ prevê outros eventos com temáticas voltadas a automação, tais como: a utilização de Interface de Programação de Aplicativos (APIs – sigla em inglês de Application Programming Interface) para integração com serviços externos, robotização e o uso da inteligência artificial.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link aqui. Os interessados podem participar apenas assistindo aos cursos pela web ou pela realização de exercícios práticos e de desafios para implementação das soluções mostradas, com aprofundamento do conhecimento no modelo Educação a Distância (EAD).

O encontro de abertura, no dia 24 de abril, também servirá para apresentação do Programa de Formação, que funcionará de modo permanente, com o objetivo de elevar o nível de automação do sistema. Além de proporcionar uma constante orientação aos tribunais, o programa estimula o aproveitamento das soluções já existentes e a amplificação das experiências acumuladas.

Na avaliação do juiz auxiliar da Presidência do CNJ e gerente-executivo do PJe, Bráulio Gusmão, o sistema tornou-se uma ferramenta essencial no momento em que o trabalho virtual está definitivamente integrado à rotina do Poder Judiciário. “A evolução do sistema, no seu código e na sua metodologia de configuração de fluxos, permitiu identificar que há grande espaço para melhorias, com baixa necessidade de codificação. Como uma verdadeira caixa de ferramentas, o PJe nos apresenta neste momento inúmeras possibilidades”, afirma.

Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são voltados para analistas de negócios e analistas de sistemas com especialidade em desenvolvimentos de fluxos no PJe. Para o primeiro webinar, também são esperados os magistrados e gestores que atuam à frente do PJe.

Programa:

24/04/2020
Apresentação do Programa de Formação para Automação Avançada no Pje
Nova metodologia para construções de fluxos no PJe utilizando mini fluxos
Benefícios e vantagens do mini fluxo
Organização das tarefas baseadas em eventos
Início da configuração e desenvolvimento do fluxo do projeto.

30/04/2020
Controlando a não utilização de nós de desvios
Chamada de outros fluxos a qualquer momento (fluxos “ad hoc”)
Backup automatizado do fluxo e envio ao repositório do projeto

08/05/2020
Implementação de fluxos paralelos
Instruções SQL em fluxos para atender ausência de EL’s pelo sistema.

15/05/2020
Utilizando parâmetros de controle em fluxos
Separação de tarefas de arquivamento em localização específica
Migrando um fluxo atual para o modelo de mini fluxos

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/pje-tera-programa-voltado-para-automacao-avancada/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=pje-tera-programa-voltado-para-automacao-avancada.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

CNJ lança #BlocodoRespeito: campanha de conscientização contra o assédio no Carnaval

O Conselho Nacional de Justiça promove, de 3 a 17 de fevereiro, o #BlocoDoRespeito, uma …