Repositório de Dados Eleitorais reúne informações das eleições desde 1945 — Tribunal Superior Eleitoral

Qualquer pessoa pode acessar as informações de candidatos e de políticos eleitos, disponibilizadas no Repositório de Dados Eleitorais do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O banco de dados reúne informações das eleições de 1945 até 2018 e oferece arquivos que podem ser baixados por meio de softwares estatísticos.

Organizado pela área de Estatística do TSE, o banco existe desde 2009 e é uma importante ferramenta de transparência das informações geridas pela Justiça Eleitoral, além de possibilitar respostas mais rápidas a qualquer interessado. Seus dados são atualizados periodicamente, de forma a refletir todas as retotalizações ocorridas.

Algumas informações – como o perfil do eleitorado por gênero e faixa etária – somente passaram a ser monitoradas a partir de 1994. Os dados sobre prestações de contas partidárias estão disponíveis desde 2002, e os de prestações de contas eleitorais a partir de 2017.

As informações são acessadas com frequência por jornalistas, estudantes e advogados, que utilizam os dados para suas pesquisas sobre resultado das eleições, comparecimento e abstenção, eleitorado, partidos políticos, prestação de contas eleitorais e partidárias, processos e pesquisas eleitorais.

O TSE disponibiliza apenas os dados brutos. Qualquer consulta, filtro ou cruzamento é de responsabilidade do pesquisador. Portanto, é importante ler o arquivo de instruções de formatação das tabelas para fazer as importações e consultas de forma adequada.

Conheça mais sobre o Repositório de Dados Eleitorais.

MC/LC, DM

Fonte Oficial: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2020/Abril/repositorio-de-dados-eleitorais-reune-informacoes-das-eleicoes-desde-1945.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Confira Também

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região …