Confúcio pede políticas públicas de proteção das comunidades indígenas — Senado Notícias

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) denunciou nesta segunda-feira (20), em pronunciamento pela internet, a falta de políticas públicas efetivas de proteção das comunidades indígenas. Ao lembrar o Dia do Índio, celebrado no domingo (19), o senador destacou a necessidade de continuar a demarcação das terras indígenas, pois esses povos precisam de amplos territórios para realizar suas atividades de coleta, caça e pesca. 

— Eles vivem disso. São coletores naturais, caçadores experientes, pescadores efetivos. Então, limitando as suas áreas, matam o índio.

Confúcio assinalou que os índios já viviam no território que hoje forma o Brasil muito antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. E que depois do descobrimento, mesmo sendo os verdadeiros donos das terras, sofreram “um verdadeiro genocídio”. O senador acrescentou que muitos índios morreram devido a doenças que eles nem conheciam e outros passaram a ser escravizados pelos fazendeiros, senhores de engenho e bandeirantes. Portanto, de acordo com o senador, o Dia do Índio é uma data ao mesmo tempo festiva e triste.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/20/confucio-pede-politicas-publicas-de-protecao-das-comunidades-indigenas.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Rede pede ao STF afastamento de ministro Eduardo Pazuello — Senado Notícias

A Rede Sustentabilidade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (20) o afastamento imediato …