Glossário de Metas Nacionais é disponibilizado para unidades da 3ª Região

O Tribunal Regional Federal 3ª Região (TRF3) está disponibilizando às suas unidades judiciárias, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o Glossário das Metas Nacionais do Poder Judiciário – Justiça Federal, versão 1, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento tem por finalidade orientar os tribunais para o acompanhamento, o monitoramento e a execução das Metas Nacionais de 2020, aprovadas no XIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, ocorrido nos dias 25 e 26 de novembro de 2019, em Maceió/AL.

O glossário também se destina a estabelecer instruções e critérios para subsidiar os tribunais na coleta de dados e posterior lançamento no Sistema de Metas Nacionais, com vistas a possibilitar ao CNJ o acompanhamento, a aferição de cumprimento e a geração de relatórios estatísticos.

Cada ramo do Judiciário tem um glossário específico, publicado anualmente. Eles são elaborados conforme os desafios de cada segmento de justiça: Superior Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Eleitoral, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Militar.

O documento apresenta definições de conceitos, esclarecimentos, questionários, critérios, fórmulas, variáveis relacionadas ao “Justiça em Números”, além de classes e assuntos da tabela processual unificada que serão consideradas pelo CNJ.

O Conselho da Justiça Federal (CJF) está colhendo, também, propostas e sugestões encaminhadas pelos tribunais regionais federais ao Glossário das Metas Específicas da Justiça Federal, que acrescenta outros desafios a serem cumpridos às Metas Nacionais de 2020.

Na Justiça Federal da 3ª Região

O TRF3 está fazendo um levantamento de dados, por meio da Divisão de Estatística da Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica (ADEG), para montar o painel de acompanhamento das metas. Os primeiros dados compilados devem ser enviados ao CNJ até o dia 30 de abril.

Foi elaborado, também, um formulário eletrônico destinado às unidades judiciárias da 3ª Região, para que informem a lista de processos com obras públicas paralisadas. O objetivo é identificar os processos que se enquadram na Meta Nacional número 12.

Metas específicas da Justiça Federal

As Metas Nacionais de 2020 indicam 12 grandes compromissos dos tribunais com o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. O objetivo principal é proporcionar à sociedade serviços mais ágeis, com maior eficiência e qualidade.

Quanto às metas aprovadas pela Justiça Federal, são oito os desafios a serem cumpridos:

Meta 1: Julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.

Meta 2: Identificar e julgar até 31/12/2020, no 1º e 2º graus, 100% dos processos distribuídos até 31/12/2015 e 85% dos processos distribuídos em 2016; e, nos Juizados Especiais Federais e nas Turmas Recursais, 100% dos processos distribuídos até 31/12/2017.

Meta 3: Fomentar o alcance do percentual mínimo de 6% na proporção dos processos conciliados em relação aos distribuídos.

Meta 4: Identificar e julgar até 31/12/2019, FAIXA 1: 70% das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 31/12/2017. FAIXA 2: 60% das ações de improbidade administrativa e 70% das ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública distribuídas até 31/12/2017.

Meta 5: Baixar quantidade maior de processos de execução não fiscal que o total de casos novos de execução não fiscal no ano corrente.

Meta 6: FAIXA 3: 70% dos processos de ações coletivas distribuídas até 31/12/2016, no 1º e 2º graus. FAIXA 2: 80% dos processos de ações coletivas distribuídas até 31/12/2016, no 1º e 2º graus. FAIXA 1: 85% dos processos de ações coletivas distribuídas até 31/12/2016, no 1º e 2º graus.

Meta 9: Realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030.

Meta 12: Identificar e impulsionar, até 31/12/2020, os processos que versem sobre obras públicas paralisadas, especialmente creches e escolas, distribuídos de 31/12/2014 a 31/12/2019.

Fonte: TRF3

Fonte Oficial: https://www.cnj.jus.br/glossario-de-metas-nacionais-e-disponibilizado-para-unidades-da-3a-regiao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=glossario-de-metas-nacionais-e-disponibilizado-para-unidades-da-3a-regiao.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Justiça do Trabalho da 15ª Região promove esforços concentrados pela conciliação

Aderindo ao Mês Nacional de Conciliação, promovido pela Justiça do Trabalho, e à Semana Nacional …