OAB promoverá a 1ª Videoconferência Nacional do Direito de Defesa e Advocacia Criminal – OAB

A OAB Nacional realizará a 1ª Videoconferência Nacional do Direito de Defesa e Advocacia Criminal. O evento acontecerá entre os dias 27 de abril e 1º de maio e será exibido nas plataformas Zoom e Youtube, sempre com início às 14h. O evento será gratuito e contará com a presença do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz.

O presidente da Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa, Juliano Breda, coordenará os debates. “É um evento inédito e pioneiro para debater online o direito de defesa no Brasil. A OAB e todas as entidades que promovem esse encontro reunirão os principais nomes da advocacia criminalista, inclusive com grande participação das advogadas da área. A abertura será feita pelo ministro Dias Toffoli, que preside o Supremo Tribunal Federal, e em seguida vamos ao debate dos temas mais importantes e atuais do processo e da execução penal”, aponta.

Ele lembra também que a influência da pandemia do novo coronavírus sobre o Direito Penal e a execução em si será um dos assuntos de destaque. “Igualmente importantes serão as discussões sobre as mudanças no Pacote Anticrime, a Lei de Abuso de Autoridade e a criminalização das condutas de violação de prerrogativas da advocacia, uma luta histórica do Conselho Federal da OAB”, completa Breda. 

Cada um dos cinco dias de evento terá um tema específico. No dia 27, após a abertura pelo ministro Dias Toffoli, será debatido o assunto Aspectos penais da pandemia do coronavírus – O desrespeito às medidas de saúde pública; no dia 28, o tema é Pandemia e sistema carcerário – Prisão e medidas alternativas; no dia 29, Pacote Anticrime – Colaboração Premiada e Acordo de Não Persecução; no dia 30, Pacote Anticrime – Juiz de Garantias e o novo regime da prisão preventiva; e no dia 1º, Lei de Abuso de Autoridade – O crime de violação das prerrogativas profissionais.

Acesse a programação completa

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/58077/oab-promovera-a-1-videoconferencia-nacional-do-direito-de-defesa-e-advocacia-criminal.

​Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Comentários

Confira Também

Garantia de eleições honestas e livres – OAB

As Constituições brasileiras instituíram e aperfeiçoaram um Estado Democrático de Direito, em que todo o …